Entre os programa definidos pelo PAE/ABC+RO estão: recuperação de pastagens degradadas, manejo de resíduos da produção animal e terminação intensiva

O governo de Rondônia definiu suas ações para a prática de uma agricultura sustentável no estado. Através do Plano de Ação Estadual (PAE/ABC+RO) serão adotadas práticas tecnológicas que visam a redução das emissões de gases de efeito estufa amparadas nas políticas públicas propostas pelo governo federal para controle da emissão de carbono. Para tratar do tema e coordenar essas ações, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) participou, no último dia 24, em Vilhena, de uma reunião envolvendo as instituições integrantes do Grupo Gestor Estadual do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima, Baixa Emissão de Carbono e Desenvolvimento Sustentável na Agropecuária (GGE/ABC+/RO)

Sistemas de integração e sistema irrigado fazem parte do Plano de Ação do Estado para redução de carbono

O PAE/ABC+RO é um plano que, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Emater-RO e parceiros, busca uma economia associada à produção de alimentos que utilizem tecnologia de produção que emitam menos Gases de Efeito Estufa (GEE), alinhado ao aumento da produtividade, da redução de risco de escassez de recursos ambientais e no fortalecimento das cadeias produtivas. O plano também tem foco na redução da pobreza prevendo a inclusão social com a geração de emprego e renda e, consequentemente, melhorando o bem-estar humano e social das famílias no campo.

A Emater-RO, assim como as entidades inseridas no plano estadual, contribuirão para a adoção dessas tecnologias sustentáveis que permitirão além de ganhos ambientais, maior eficiência produtiva. Para o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, o PAE/ABC+RO é uma estratégia do governo estadual para o enfrentamento às mudanças climáticas que vem afetando significativamente o setor produtivo. “A Emater tem um compromisso com o produtor rural que é o de incentivar a implementação tecnologias que venham ao encontro das exigências no campo, e entre essas exigências está o enfrentamento às mudanças climáticas”, diz Brandão.

Estratégias para conciliar produção com a redução dos impactos ambientais, utilizando recursos naturais de forma consciente

Para o governador Marcos Rocha, o estado de Rondônia tem uma posição estratégica pela sua potencialidade como produtor nacional e internacionalmente de alimentos, por isso, realinha e adere ao Plano ABC+ do Governo Federal. Para isso, implementou o PAE/ABC+RO e já definiu oito programas a serem desenvolvidos junto aos produtores rurais no período de 2020 a 2030, que são: práticas para recuperação de pastagens degradadas; sistema de plantio direto; sistemas de integração; florestas plantadas; bioinsumos ou fixação biológica de nitrogênio; sistemas irrigados; manejo de resíduos da produção animal; e terminação intensiva. “O estado de Rondônia tem compromisso com o meio ambiente, por isso esse plano é fundamental para que possamos melhorar as práticas na agricultura e na pecuária”, disse o governador, salientando que o programa de desenvolvimento ambiental implantado pelo governo já previa essas melhorias nas práticas agropecuárias com respeito à natureza.

O plano de ação estadual para redução da emissão de carbono em Rondônia está sendo norteado pelos princípios e diretrizes do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES), do Zoneamento Socioeconômico-Ecológico do Estado (ZSEE-RO), como um instrumento técnico e político do planejamento das ações, como base para implantação e consolidação de projetos de desenvolvimento sustentável, reconhecendo os atributos bióticos e abióticos, estéticos e culturais como ativo para desenvolvimento regional. A reunião entre a equipe da Emater-RO e os parceiros na execução do PAE/ABC+RO deverão definir estratégias de conciliação da produção com a redução dos impactos ambientais, utilizando recursos naturais de forma consciente.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes e Marcio Perin
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/09/20240926-08ago2021-consorcio-irene-mendes-4-1024x682.jpeghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/09/20240926-08ago2021-consorcio-irene-mendes-4-150x150.jpegWania RessuttiDestaquesNotíciasPisciculturaEntre os programa definidos pelo PAE/ABC+RO estão: recuperação de pastagens degradadas, manejo de resíduos da produção animal e terminação intensiva O governo de Rondônia definiu suas ações para a prática de uma agricultura sustentável no estado. Através do Plano de Ação Estadual (PAE/ABC+RO) serão adotadas práticas tecnológicas que visam a...