Extensionista da Emater-RO prestando assistência técnica à produtora diretamente na lavoura

No município de Teixeirópolis, região central de Rondônia, o produtor Neri de Oliveira, decidiu abrir sua propriedade para mostrar os resultados da sua produção agrícola, conseguida com assistência técnica da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), o produtor é beneficiário dos programas públicos de incentivo ao desenvolvimento rural mantidos pelo governo do Estado.

O agricultor familiar recebe orientação técnica da Emater-RO em todos os cultivos que possui na propriedade, que é bem diversificada, tem criação de peixes, em cinco tanques que ocupam mais de uma hectare, criação de gado leiteiro e este ano fez a primeira colheita de café clonal, implantado com cinco mil mudas fornecidas pelo programa Plante Mais, do governo de Rondônia.

O produtor ainda foi beneficiado pelo programa Mais Calcário, ação de fomento que “oferece frete grátis para o produtor rural que adquirir calcário em qualquer usina do Estado, desde que seja assistido pela Emater-RO e esteja cadastrado no programa de fomento, mantido pela Secretaria de Estado da Agricultura” (Seagri), diz Luciano Brandão, presidente da Emater-RO.

A propriedade do senhor Neri Oliveira está cadastrada como uma das unidades de referência da Emater-RO, para a agricultura familiar no município. No dia 12 de julho ele abre as portas da propriedade para receber os agricultores da região, em um evento técnico de caráter e festivo, chamado de dia especial do café clonal, realizado pela Emater-RO e o produtor.

Extensionista orienta a família no cultivo

A cafeicultura tem recebido do governo do estado atenção especial dos programas oficiais, Plante Mais e Mais Calcário e dos projetos de melhoria da qualidade do café, Degusta Rondônia e Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé), “A excelência do café especial cultivado em Rondônia é um sinal positivo do potencial da região, e do acerto dos investimentos públicos na produção”, disse Marcos Rocha.

Durante o dia especial os visitantes têm a oportunidade de conhecer os clones de Café Robusta, mais precoces e produtivos que alcançaram a produtividade de 53 sacas por hectare, já na primeira colheita, no segundo ano de cultivo, o que gera grande expectativa para as próximas safras quando a lavoura alcançar a plenitude fisiológica. Além de conhecer a lavoura os visitantes podem tirar suas duvidas sobre as técnicas de cultivo, diretamente com os extensionistas da Emater-RO.

Texto: Enoque de Oliveira.

Fotos: José da Silva Barros

Ascom – Emater-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/07/20240712-cafe-teixeiropolis-4.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/07/20240712-cafe-teixeiropolis-4-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERAgriculturaCaféDestaquesExtensão RuralNotíciasUltimas notíciasExtensionista da Emater-RO prestando assistência técnica à produtora diretamente na lavoura No município de Teixeirópolis, região central de Rondônia, o produtor Neri de Oliveira, decidiu abrir sua propriedade para mostrar os resultados da sua produção agrícola, conseguida com assistência técnica da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão...