Na manhã desta sexta, 07 de junho, foi realizada uma solenidade na sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) para entrega de cem pluviômetros que serão instalados em escritórios da Emater-RO e propriedades rurais assistidas de todos os municípios do estado, em locais estrategicamente definidos para uma verificação precisa da quantidade e da distribuição das chuvas no estado de Rondônia. A leitura diária dos dados será feita por técnicos da Emater-RO e por agricultores treinados por eles.

Os equipamentos foram adquiridos e doados à Emater-RO pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), que na ocasião foi representada pelo responsável pela entidade em Rondônia Sr Victor Paiva, que oficializou a entrega do equipamento ao Presidente da Emater-RO Luciano Brandão, ao lado do secretario estadual do meio ambiente Marcos Antônio Lagos.

“Os dados coletados a partir de agora serão lançados numa plataforma digital, onde serão tratados para compor o mais importante banco de dados sobre pluviosidade de Rondônia”, disse Luciano Brandão, se referindo à condição única da rede que se forma com cem pontos de coleta de dados das chuvas, que caem no Estado. Isto só é possível devido a capilaridade da Emater-RO, que possui escritórios em todos os município e principais distritos de Rondônia.

Ao lado do secretário do secretário da Sedam Luciano recebe pluviômetros para monitor volume de chuvas

O secretario Marco Antônio também usou da palavra para agradecer e disse estar honrado por representar a Sedam e fazer parte dessa parceria importante entre o setor privado e o governo, que permitirá a informação precisa sobre as chuvas na Amazônia e no estado, “ agora se poderá refutar ou reafirmar as informações sobre as chuvas” disse o secretario. “Os dados levantados pelos técnicos através dos pluviômetros serão utilizados para subsidiar as mais importantes tomadas de decisão pelos produtores” disse vitor Paiva, da Aprosoja.

A grande importância da informação meteorológica correta é facilitar ações concretas do poder público e dos produtores em relação ao planejamento agropecuário, e execução de medidas mitigadoras de crises ambientais, e para o produtor rural, facilita decidir sobre irrigação, época de plantio, e outras relativas à produção agrícola.

O governo de Rondônia criou através do decreto nº 28.613, o comitê de crise hídrica, que agora tem mais um instrumento para auxiliar nas tomadas de decisões e cumprir com a determinação do governador Marcos Rocha, que em relação a esse tema falou ‘‘O Governo de Rondônia está adotando as medidas necessárias para mitigação da estiagem no Estado de Rondônia. Vamos enfrentar essa crise hídrica com responsabilidade, pensando em proteger o bem-estar da nossa população e também o desenvolvimento do nosso estado’’, explicou Rocha.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
Emater-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/06/20240610-whatsapp-image-2024-06-07-at-12-26-1024x691.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/06/20240610-whatsapp-image-2024-06-07-at-12-26-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERAgriculturaDestaquesNotíciasUltimas notíciasPluviômetros doados pela Aprosoja irão auxilir no monitoramento das chuvas e facilitar o controle de risco de desastres ambientais Na manhã desta sexta, 07 de junho, foi realizada uma solenidade na sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) para entrega de cem pluviômetros que serão instalados...