Governo de Rondônia e INSS discutem Parceria para beneficiar agricultores familiares
O governo de Rondônia através da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) está buscando parceria com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para facilitar o acesso da população rural aos benefícios da previdência social.
Para confirmar esta intenção, técnicos da Emater-RO e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) se reuniram na sede do instituto, nesta quarta feira, para discutir ações que venham facilitar a celebração de um termo de cooperação técnica entre estas entidades públicas. Objetivo é agilizar o acesso de agricultores familiares e extrativistas, moradores de áreas rurais, aos serviços da previdência social. Com a parceria formal, os extensionistas irão orientar sobre aposentadoria e os auxílios: maternidade, doenças, entre outros.
Esta primeira reunião foi orientada pelo presidente da Emater-RO, Luciano Brandão e o gerente executivo do INSS Paulo Sampaio Macedo que acertaram uma parceria para capacitação técnica de extensionistas da Emater-RO, a ser realizada no centro de treinamento da Emater-RO em Ouro preto do Oeste, com objetivo de preparar extensionistas sociais para orientar os moradores de áreas rurais, em especial pessoas de populações tradicionais, sobre seus direitos e deveres em relação a seguridade social.
A extensionista social Irisvone Magalhães, que participou da reunião, falou que este é um trabalho que os técnicos da Emater-RO já fazem, “mas agora será aprimorado e realizado com mais segurança por parte dos técnicos da Emater, que estarão capacitados e legitimados, através do termo de cooperação técnica, que já está sendo elaborado e será homologado pelas duas instituições” disse.
A parceria beneficiará um número expressivo de agricultores familiares, pescadores e extrativistas que vivem em áreas de difícil acesso, áreas ribeirinhas, reservas extrativistas e outros produtores assistidos pela Emater-RO. Parcerias deste tipo entre instituições públicas são incentivadas pelo Governo do estado a fim de facilitar o atendimento e garantir o direito da maior quantidade de pessoas possível. “ nosso interesse é facilitar acesso das famílias rurais às políticas públicas”, disse o governador Marcos Rocha.
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Rayne Andrade
Emater-RO/ Ascom