Agricultores ganharam mais prazo para a migração da DAP para o CAF
O governo federal concedeu novo prazo para os agricultores familiares substituírem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) pelo novo cadastro no Sistema Nacional de Cadastramento da Agricultura Familiar (CAF), agora as DAPs vencidas entre o dia 08 de fevereiro de 2023 a 31 de janeiro de 2024 serão prorrogadas outomaticamente, esta norma foi editada para facilitar a vida dos produtores que estavam tendo dificuldades de realizar o cadastramento, devido a lentidão no sistema do Ministério do Desenvolvimento Agrario (MDA).
Os produtores que tiveram a sua, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) vencida até o dia 08 de fevereiro de 2023, terão que fazer novo cadastro CAF, para continuar acessando os benefícios concedidos aos agricultores familiares, como a compra de milho a balcão na Conab, ou a venda direta do produtor ao Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), ou a venda direta para a merenda escolar, bem como para habilitar o produtor ao crédito rural.
O MDA emitiu comunicado informando que já criou uma força tarefa para melhorar o funcionamento do sistema na rede mundial de computadores CAF/WEB. Com o beneficio da prorrogação das DAP vencidas, ou a vencer no período, citado acima, deverá diminuir a pressão sobre o sistema que deverá voltar a atender os produtores que necessariamente terão que fazer a migração de DAP para CAF.
Todas as DAP ou CAF a vencer depois de 31 de janeiro de 2024 terão suas datas de vencimento mantidas. Para melhor atender os agricultores o O MDA disponibilizou canais de atendimento ao produtor para tirar eventuais dúvidas: E-mail: atendimento.cocaf@agro.gov.br / Telefone e Whatsapp: (61) 99965-6115
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
EMATER-RO