Provadores de café qualificados, controlados e profissionalmente treinados estarão em Rondônia na próxima quinta-feira (18) para avaliar e qualificar a melhor bebida de café produzido em Rondônia. Certificados pelo Coffee Quality Institute (CQI), uma das mais importantes entidades do mercado de cafés de qualidade do mundo, os Q-Graders, como são denominados os especialistas, estarão na Cabana do Peixe, na Gleba 7, lote 80B, no município de Cacoal, avaliando e pontuando 20 amostras de café selecionadas para o Concurso de Qualidade do Café de Rondônia.

A bebida será avaliada e receberá uma pontuação que será reconhecida mundialmente.
A bebida será avaliada e receberá uma pontuação que será reconhecida mundialmente.

Esta será a primeira vez que os Q-Graders vêm a Rondônia. O termo pode ser traduzido como “avaliador Q”, de qualidade e pertence ao Q-Grader System, desenvolvido pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI). Com o objetivo de buscar uma maior qualidade cafeeira, os Q-Graders analisam minuciosamente cada etapa do preparo da bebida do café. Para isso eles receberão as 20 amostras de grãos crus selecionados pela Agência de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), das 184 encaminhadas inscritas no 1º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Canéfora do Estado de Rondônia.

As amostras passarão por processos criteriosos que vão desde a torra do grão cru até o preparo da bebida pelos próprios Q-Graders, a fim de que todos os grãos tenham o mesmo processo de preparo. Após esse processo cada bebida será avaliada e receberá uma pontuação que será reconhecida mundialmente.

No dia 18, em Cacoal, serão conhecidos apenas os dez finalistas do Concurso. O resultado final será revelado no dia 14 de setembro, em Porto Velho, quando serão apresentados os três melhores cafés em qualidade e o melhor em sustentabilidade do estado de Rondônia.

CONCURSO DE QUALIDADE DO CAFÉ
O Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Canéfora do Estado de Rondônia é uma realização do governo estadual por meio da Seagri, Emater-RO e Idaron, Embrapa-RO e Câmara Setorial do Café de Rondônia com o intuito de promover a melhoria da lavoura cafeeira. Lançado inicialmente como incentivo aos cafeicultores rondonienses, o evento tomou proporções além da expectativa dos organizadores e caminha para fazer parte do calendário oficial do estado.

No curto período de inscrição 184 amostras foram e encaminhadas para análise de classificação. Dessas amostras, 20 foram selecionadas, considerando-se critérios como: dimensões, cor e menos defeito, e desses apenas dez serão classificados para a etapa final.

CAFÉ DIFERENCIADO
O evento tem atraído a atenção de empresas nacionais e internacionais consumidoras e exportadoras de café, por estar apresentando um café diferenciado dos padrões rondonienses reconhecidos. Uma dessas empresas é a Nestlé – destaque entre as maiores compradoras mundiais de café – que além de patrocinar a vinda dos Q-Graders à Rondônia, está enviando o gerente agrícola de cafés, Pedro Malta Campos, para acompanhar o processo de degustação e avaliação.

Dimensões, cor e menos defeito foram os critérios para selecionar as amostras de café.
Dimensões, cor e menos defeito foram os critérios para selecionar as amostras de café.

O café de Rondônia tem qualidade de bebida reconhecida com o café arábica, que é considerado o melhor café por possuir aroma e doçura intensos com muitas variações de acidez, corpo e sabor, além de possuir 50% menos de cafeína que o Robusta. O café a ser apresentado é o café canéfora, uma mistura de robusta e conillon.
Por ser de fácil plantio e mais barato de se produzir quando comparado com o arábica, o café canéfora caiu na preferência de cafeicultor rondoniense tornando a sua lavoura predominante no estado. A idéia é mostrar que esse café também tem potencial para qualidade de bebida.

O MELHOR CAFÉ DE RONDÔNIA
As pontuações que definirão os melhores cafés de Rondônia serão conhecidas em 14 de setembro, em Porto Velho, quando serão premiados os melhores cafés produzidos no estado. Mas antes da etapa final a população terá a oportunidade de degustar e escolher o melhor de sua preferência. Em um local ainda a ser definido, as pessoas provarão o café “às cegas” e o mais votado será apresentado como o melhor café de gosto popular de Rondônia.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Irene Mendes e Bruno Assis (Juninho Soft Cafe)
Repórter fotográfica – SRTE/DRT/RO-368
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2016/08/Provadores-especialistas-qualificarao-melhor-cafe-de-Rondonia_001-001-FOTO-IRENE-MENDES-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2016/08/Provadores-especialistas-qualificarao-melhor-cafe-de-Rondonia_001-001-FOTO-IRENE-MENDES-150x150.jpgWania RessuttiNotíciasUltimas notíciascafé,concurso de qualidade,Emater-RO,RondôniaProvadores de café qualificados, controlados e profissionalmente treinados estarão em Rondônia na próxima quinta-feira (18) para avaliar e qualificar a melhor bebida de café produzido em Rondônia. Certificados pelo Coffee Quality Institute (CQI), uma das mais importantes entidades do mercado de cafés de qualidade do mundo, os Q-Graders, como...