Nesta última terça-feira (5), os empregados da Emater-RO conheceram o resultado da eleição que definiu o representante da Emater-RO no Conselho de Administração da autarquia. A apuração dos votos, previamente marcado para o dia 28 de outubro, só pode ser realizada ontem devido ao atraso da entrega das urnas da região de São Francisco do Guaporé, por parte do correio, conforme aviso publicado no Diário Oficial do Estado nº 206 de 04/11/2019. O eleito, com 71,03% dos votos válidos foi Jurandir Pereira de Moura.

Desde sua alteração jurídica para empresa (Lei 3139/2013) e, posteriormente para entidade autárquica (Lei 3308/2014), a Emater-RO é administrada por um conselho composto por, sete membros, dentre os quais são membros natos os titulares das pastas das Secretarias de Estado: da Agricultura, Pecuária, e Regularização Fundiária, como presidente do Conselho; de Desenvolvimento Econômico e Social; do Planejamento e Coordenação Geral; de Finanças; de Administração; e de Desenvolvimento Ambiental. O sétimo membro deve ser um representante dos empregados da Emater-RO, eleito pela categoria, para um mandato de dois anos, sendo permitida a sua recondução.

O processo eleitoral para escolha do legítimo representante da Emater-RO junto ao Conselho de Administração contou com dois candidatos: Jurandir Pereira de Moura, atual presidente da Associação dos Empregados da Emater-RO (Asser), e Marcelo Nogueira, extensionista da Emater-RO atualmente lotado no escritório local de São Miguel do Guaporé. A comissão eleitoral foi formada por três membros sendo o representante da presidência. Dr. Hermes José Dias Filho, o representante do Sindico dos Empregados da Emater-RO, José Edny de Lima Ramos, e o representante da Associação dos Empregados da Emater-RO, José Ângelo do Nascimento.

Jurandir Pereira de Moura foi eleito com 71,03% dos votos válidos.
Jurandir Pereira de Moura foi eleito com 71,03% dos votos válidos.

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Dr. Hermes José Dias Filho, procurador autárquico da Emater-RO, as eleições ocorreram de forma tranquila, sendo que apenas 21,58% dos empregados não compareceram às urnas para votação. Dos 770 votos constantes das urnas, 756 foram considerados válidos, enquanto 13 foram anulados e um voto em branco. Jurandir Pereira de Moura foi eleito com 71,03% (537) dos votos válidos e Marcelo Nogueira teve 28,97% (213) dos votos válidos.

Não é a primeira vez que Jurandir representa os empregados da Emater-RO no Conselho de Administração, sendo que em eleições anteriores, ele foi eleito por aclamação. Nesta última eleição o presidente da Asser foi eleito por voto direto, legitimando sua representação junto ao órgão que administra a autarquia.

Jurandir Pereira representará a categoria nos próximos dois anos, quando então deverá ser realizada outra eleição para escolha do novo representante, podendo ser reconduzido ao cargo se eleito novamente. Para Jurandir, sua postura continuará a mesma, defendendo sempre as posições do empregado, sendo sua voz e levando suas demandas para discussão junto ao Conselho, como também levar aos empregados as decisões tomadas pelo órgão.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Comissão eleitoral/EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/11/ELEICAO-MEMBRO-CONSELHO-2019-1-1.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2019/11/ELEICAO-MEMBRO-CONSELHO-2019-1-1-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasNesta última terça-feira (5), os empregados da Emater-RO conheceram o resultado da eleição que definiu o representante da Emater-RO no Conselho de Administração da autarquia. A apuração dos votos, previamente marcado para o dia 28 de outubro, só pode ser realizada ontem devido ao atraso da entrega das urnas...