Programa Emater e o Campo fortalece relação entre governo e produtores rurais
Veiculado pela rádio FM Positiva (87,9) de Vilhena, às quartas-feiras, das 7h às 8h, o programa Emater e o Campo tem sido um meio eficiente para levar informações à classe produtiva do Cone Sul, fortalecendo, por outro lado, a relação entre governo e produtores rurais. O programa, entre outros objetivos, destaca as ações desenvolvidas pelos órgãos estaduais ligados ao setor produtivo, como Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Agência de Defesa Agrosilvopastoril (Idaron).
Em seu quarto programa, Emater e o Campo já abordou diversos temas, como bovinocultura, crédito, financiamento, piscicultura, pecuária leiteira, circuito agro, entre outros. O trabalho, que abre espaço para o produtor interagir, é apresentado pelos servidores da autarquia que, em cada edição, se alternam nos atendimentos de pautas e demandas direcionadas aos produtores da região.
Iniciado no dia 9 deste mês, o programa teve sua estreia com o agrônomo Maciel Silva que, na ocasião, destacou a cultura do café. Em seguida, no segundo programa, a engenheira Poliana Moreira falou sobre a questão do crédito e financiamento. Alexandre Miranda, zootecnista do órgão, tratou da pecuária leiteira e a qualidade do leite, destaque na pauta do terceiro programa. No fechamento do mês de outubro, o técnico em piscicultura, Lauro Vilas Boas, abordou a questão do licenciamento para a atividade.
O chefe do escritório da Emater-RO em Villhena, Cleverson Oliveira, também participa da elaboração das pautas, sendo, na verdade, um dos incentivadores do programa ao lado do gerente regional da autarquia no Cone Sul, Alessandro Predralli. O Emater e o Campo conta com o apoio do secretário de Agricultura, Evandro Padovani, um dos grandes entusiastas da proposta de levar informações aos produtores rurais