Durante três dias, cerca de cem produtores rurais tiveram a oportunidade de participar de atividades realizadas pelas Emater-RO para capacitação e apresentação de técnicas sobre a cultura do café clonal, no município de Cerejeiras, no sul do estado. Extensionistas também tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e trocar informações com seus colegas no intuito de promover a melhoria da qualidade do grão na região. Os eventos, realizados em parceria com a prefeitura, contou com apoio do Idaron, do Banco da Amazônia e do Banco do Brasil.

Durante as atividades foram realizados treinamento, com o tema “Qualidade e Produtividade do Café Clonal”. O primeiro dia foi direcionado aos técnicos da Emater-RO, Idaron e prefeitura que atuam com a cultura na região do Território do Cone Sul. No segundo dia, além dos técnicos, participaram do treinamento produtores rurais que já têm lavouras de café implantadas em suas propriedades.

No terceiro dia os participantes tiveram a oportunidade de aprender mais no Dia de Campo sobre Café Clonal Robusta realizado no Km 4, da Linha 4, 3º para 4º eixo, de propriedade dos cafeicultores José Carlos Miranda e Osvaldo Lopes, onde foram abordados temas de suma importância sobre a cultura, desde o preparo do solo até o pós-colheita. Segundo o gerente do escritório da Emater-RO de Cerejeiras, Sandro Malta Xavier, foram ministradas palestras sobre temas diversos, voltados para a cultura cafeeira, além de realização de demonstrações práticas como: podas de formação e pós colheita.

Xavier conta que, por meio das políticas públicas de governo, executadas pela parceria Seagri e Emater-RO, o município de Cerejeiras já recebeu70 mil mudas de Café Clonal e já conta com mais de 20 hectares da cultura plantada. “Esse evento teve como objetivo a capacitação dos técnicos e dos produtores para melhorar o conhecimento sobre a cultura do café clonal e a dar oportunidade aos pequenos produtores rurais de poder ter uma diversificação de renda em sua propriedade”, disse.

O evento também contou com a presença dos gerentes do Banco do Brasil e do Banco da Amazônia que, a convite da Emater-RO, falaram sobre as linhas de crédito do Pronaf Mais Alimento e de outras disponíveis aos produtores rurais.

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/06/CAFE_CLONAL_CER-1.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2018/06/CAFE_CLONAL_CER-1-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesGaleria de FotosDurante três dias, cerca de cem produtores rurais tiveram a oportunidade de participar de atividades realizadas pelas Emater-RO para capacitação e apresentação de técnicas sobre a cultura do café clonal, no município de Cerejeiras, no sul do estado. Extensionistas também tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e trocar...