Emater-RO completa 53 anos cumprindo seu papel de excelência no desenvolvimento da agricultura familiar de Rondônia
Desde 31 de agosto de 1971, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) se dedica a promover o bem-estar econômico e social das famílias que tiram seu sustento do campo. São 53 anos de instalação, marcando presença nos 52 municípios de Rondônia, com 85 unidade operacionais atuantes e reconhecida como uma das maiores alavancas para o desenvolvimento agroambiental sustentável no estado.
A Emater-RO sempre ganhou destaque pela sua capilaridade e diversidade de sua atuação nos mais diversos segmentos sociais e econômicos para o desenvolvimento agropecuário. Atravessou períodos de grande crise econômica, como por exemplo, quando da extinção da Embrater, no início dos anos 90, ou durante a pandemia da covid-19, mas sempre se manteve firme e capaz de assegurar a economia do país.
Todo esse esforço vem trazendo resultados positivos para a produção familiar e permitindo aos produtores rurais se igualarem na capacidade produtiva de qualidade e excelência na produção. Ao longo desses anos, com a contribuição expressiva da Emater-RO, a produção de Rondônia ganhou projeção em nível nacional, com destaque para o café, o cacau e o peixe, que hoje carregam o selo de identificação geográfica, além de vencerem concursos renomados de qualidade no país e despontar nos grandes mercados internacionais.
Não há dúvidas que a região norte, mais especificamente em Rondônia, grande parte da força existente no campo deve-se à atuação da Emater-RO. E a busca contínua por essa excelência e superação de obstáculos, a transformaram em uma instituição moderna, qualificada, tecnificada e preparada para o desenvolvimento tecnológico.
CAPACITAÇÃO E TECNOLOGIA
Para chegar a esse patamar de qualidade, a Emater-RO investiu e continua investindo na força da capacidade humana. A aceleração na implantação de tecnologia para vencer os desafios que foram se apresentando fortaleceu os laços com a agricultura familiar sem perder a sua essência. Exemplo disso é a Capacitação em Serviços de Ater (Capes). “A Capes oferece um sistema continuado de capacitação para técnicos e produtores, que podem participar de cursos, palestras, conferências e reuniões em um número muito maior de pessoas com um custo logístico e financeiro mais reduzido”, explica o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.
O Sistema de Gerenciamento de Ater (Sigater), utilizado pela Emater-RO para gerar e agilizar o acesso às informações sobre a agricultura familiar também tem sido exemplo de modernização nas atividades de assistência técnica e extensão rural (Ater). O Sigater é um sistema de banco de dados que vem sendo consolidado no estado de Rondônia e fora dele, com um atendimento rápido e em tempo real, trazendo mais eficácia nas informações lançadas. “Hoje esse sistema está sendo copiado por diversas emateres do país e já se pensa em uma consolidação através de um sistema único de ater (Suater) capaz de reunir todas as informações dos sistemas de todas as emateres do Brasil”, conta Brandão.
EXTENSÃO RURAL 5.0
O fortalecimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural tem levantado o desafio de consolidar o que se passou a chamar de agricultura 5.0, ou seja o desenvolvimento de processos que envolvem a utilização de ferramentas de inteligência artificial e análise de dados diários. Os serviços de assistência técnica e extensão rural também seguem por esse caminho e buscam na inovação tecnológica, investindo fortemente em projetos de ponta.
A implantação de programas como a Consultoria Técnica em bovinocultura leiteira (Consultec-Leite), para desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva do leite no estado, tem se amparado na tecnologia para levar melhorias na qualidade de vida da família rural, incentivando o aumento da produção leiteira sem aumentar utilizada para a produção e o número de animais do rebanho.
O programa Degusta Café 80+, incentiva produção de café com mais qualidade técnica e cultivos de grão que atinjam pontuação superior a 80, por meio de demonstração de métodos do perfil de torra dentro da propriedade da família, para que ela possa conhecer melhor o seu café e fazer os manejos necessários para qualificar a produção e o produto final. Hoje, Rondônia tem café premiado em várias partes do país e por meio do programa, pretende-se fazer com que novos cafeicultores também possam alcançar a excelência.
Os produtores de peixe em cativeiro também ganharam um incentivo para melhorar a produtividade. Com programa Peixe Saudável, o laboratório móvel vai até as propriedades piscicultoras e beneficia o produtor familiar barateando os custos das análises de água e do licenciamento ambiental para manter a qualidade e legalidade de suas atividades.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E SUSTENTABILIDADE
Pensando também na sustentabilidade, a Emater-RO trabalha o Programa de Regularização Ambiental (PRA), que é uma iniciativa que visa regulamentar e recuperar áreas degradadas protegidas por lei, como as Áreas de Preservação Permanente (APP), Reservas Legais (RL) e áreas de Uso Restrito (UR). Através dos serviços da Emater-RO, são priorizadas iniciativas de apoio aos agricultores familiares nos processos de adequação ambiental dos imóveis rurais, incluindo nesse âmbito, tecnologias e práticas de produção sustentáveis nas áreas de uso alternativo do solo.
Além desses programas, a Emater-RO vem consolidando suas ações de apoio ao agricultor familiar, atendendo suas demandas e priorizando produções de qualidade e competitividade no mercado. Um desses incentivo está na cultura do cacau, cuja produção foi resgatada pelo estado e hoje começa a despontar entre os melhores cacaus dentro e fora do país.
DIVERSIDADE ECONÔMICA E SOCIAL
Outros programas também são priorizados visando o fortalecimento da agricultura familiar, com o objetivo de promover a diversidade econômica e contribuir em programas de visam minimizar os problemas sociais do país. O incentivo à agroindústria, por exemplo, busca o crescimento econômico da família rural por meio de beneficiamento e comercialização de produtos de qualidade.
O Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAA) tem papel fundamental no combate a fome do país. Além de garantir a compra direta de produtos da agricultura familiar, o alimento arrecadado é distribuído às famílias de grande vulnerabilidade social.
Para que tudo isso possa funcionar com efetividade, a Emater-RO contou com forte apoio do governo estadual, emendas parlamentares e parcerias. Nestes últimos dois anos, conseguiu reestruturar suas unidades operacionais, promover reformas e adquirir equipamentos para melhor atendimento à família rural, como drones, veículos, tablets, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) entre outros, visando tanto o bem estar de seus colaboradores como um atendimento de qualidade às famílias no campo
Para o governador Marcos Rocha, o papel que a Emater-RO desenvolve dentro do estado é primordial para impulsionar o setor agropecuário. “Rondônia tem um setor produtivo forte, com destaque em diversas áreas como o café, o cacau, a bovinocultura, a piscicultura, entre tantos outros, e com a Emater, temos potencial para avançar mais” enfatizou o governador, parabenizando à Emater-RO pela passagem do seu aniversário.
Ao completar 53 anos no dia 31 de agosto de 2024, a Emater-RO cumpre o seu papel de excelência nos serviços de Ater, buscando a integração, a tecnificação e a modernidade dos fatores de produção com o objetivo de promover o desenvolvimento humano, social e econômico sustentável.
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfico – MTE-1337/RO
EMATER-RO