Com o recebimento dos alimentos dos municípios de Cerejeiras, Cabixi e Pimenteiras do Oeste, o escritório regional da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) encerra a primeira etapa do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual). Os primeiros produtores beneficiados foram do município de Colorado do Oeste e Chupinguaia, seguidos de Vilhena e Corumbiara.

O PAA Estadual 2024 foi lançado em abril deste ano, quando o governador Marcos Rocha anunciou a disponibilidade de cerca de R$ 3 milhões para aquisição de alimentos da agricultura familiar. O programa, que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Emater-RO, deve beneficiar 730 produtores, dos quais 558 são individuais que receberão em torno de R$ 2 milhões, e 172 produtores que, por meio de 10 cooperativas receberão um montante de aproximadamente R$ 1 milhão.

Geração de emprego no campo e segurança alimentar para as famílias em vulnerabilidade

Além de beneficiar as famílias rurais com a compra direta dos produtos da agricultura familiar, o PAA Estadual contribui para a garantia da segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade. As doações são simultâneas e realizada em parceria com s prefeituras por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). “A Emater-RO recebe os produtos diretamente dos agricultores familiares e repassam ao Cras para que este possa fazer a distribuição às famílias e entidades cadastradas”, explica, a extensionista Aldenora Cristina Vaz Lustosa, da Gerencia Técnica da Emater-RO.

Para o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, o programa de aquisição de alimentos instituído pelo governo estadual está sendo executado em todo o estado e é mais um incentivo que o governador Marcos Rocha oferece ao pequeno produtor rural. “Com a garantia do PAA, o produtor pode produzir com mais tranquilidade sabendo que já tem garantida parte da venda de seus produtos”, afirma Brandão.

Já, para o governador Marcos Rocha o fortalecimento da cadeia produtiva alimentar é uma forma eficiente para incentivar os produtores a produzir cada vez mais com qualidade e eficiência. “Com mais estímulo, os produtores têm oportunidade para aumentar sua renda familiar, melhorar as condições de permanência no campo e ainda garantir alimentação às famílias de menor poder aquisitivo”.

Fotos: Irene Mendes e Enoelma Nunes

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/08/20240813-08ago2024-06-paa-estadual-cone-sul_enoelma-nunes-5.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/08/20240813-08ago2024-06-paa-estadual-cone-sul_enoelma-nunes-5-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasForam disponibilizados cerca de R$ 3 milhões para aquisição de alimentos da agricultura familiar Com o recebimento dos alimentos dos municípios de Cerejeiras, Cabixi e Pimenteiras do Oeste, o escritório regional da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) encerra a primeira etapa do Programa Estadual de Aquisição...