O evento foi realizado pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), em parceria com a Prefeitura de Pimenteiras do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura local e reuniu produtores familiares do entorno da região.

De acordo com o gerente da Emater-RO, Andrew Vinicius Raniery Antunes, o intuito foi levar aos produtores assistidos, as políticas públicas de governo, bem como os projetos e trabalhos voltados para agricultura familiar realizados pela autarquia. “Também aproveitamos o momento para festejar o Dia Internacional da Agricultura Familiar, que é comemorado no dia 25 de julho”, diz Andrew.

Além dos serviços prestados pela Emater-RO, o Dia de Campo contou com a presença de instituições parceiras que ofereceram atendimentos e apresentaram seus trabalhos e projetos, como: o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), que apresentou seu projeto de implantação de horta hidropônica; a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), que ofereceu atendimento e distribuiu materiais técnicos.

Os mais de cem participantes tiveram a oportunidade ainda de assistir a um ciclo de palestras com temas relevantes como: O papel da mulher da agricultura familiar, ministrado por Ana Carolina Melo (Sebrae); Controle de pragas e doenças nas culturas do cítrus e da banana, pelo engenheiro agrônomo Yuri Eloi Carrijo (Idaron); Manejo e produção de leite (balde cheio), pelo médico veterinário Abner Agostini (Secretaria Municipal de Agricultura de Vilhena); e Adubação e controle de pragas e doenças em hortaliças, pelo engenheiro agrônomo Walter João da Silva (Emater-RO).

Além dos parceiros institucionais, o evento contou ainda com apoio e parceria da iniciativa privada comercial e de crédito rural que ofereceram atendimento aos participantes e, segundo Andrew, a 2ª edição, prevista para o próximo ano, já começa a gerar expectativas na região.

Jornalista – ME/ST-1744/RO
Fotos: Andrew Vinicius

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/07/20240730-07jul2024-26-dia-de-campo-agricultura-familiar-_pimenteiras_andrew-14-1024x691.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/07/20240730-07jul2024-26-dia-de-campo-agricultura-familiar-_pimenteiras_andrew-14-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesGaleria de FotosUltimas notíciasO evento foi realizado pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), em parceria com a Prefeitura de Pimenteiras do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura local e reuniu produtores familiares do entorno...