O stand da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) se revelou um sucesso de público, durante a 11ª Rondônia Rural show, recebeu 22.246 visitantes que buscavam informação sobre tecnologias de produção rural disponibilizada pela instituição em 26 unidades demonstrativas instaladas no stand, um verdadeiro show de novidades para a agropecuária, do cultivo ao processamento de produtos.
Uma dessas novidades foi a casa sustentável, uma unidade de demonstração que apresentou a casa ideal do ponto de vista ambiental, construída com materiais obtidos de modo ambientalmente corretos, que utiliza energia de fontes não apenas renováveis, mas também diminuem as emissões e impactos do processo produtivo ao meio ambiente, como a utilização de energia solar e produção do gás para uso domestico, a partir de substancias de descarte ou aproveitamento integral de resíduos para produção de energia, biofertilizantes e outros materiais.
O biodigestor instalado no stand da Emater-RO, atraiu a atenção de milhares de visitantes que queriam saber como era produzido o gás capaz de substituir o gás de cozinha, usado em praticamente todas as casas do país, e que pode servir de combustível para motores estacionários permitindo inclusive a produção de energia elétrica. Os visitantes eram informados pelos técnicos que um biodigestor feito com uma caixa d’dágua de 2 mil litros pode produzir gás equivalente a duas botijas de 13 kg por mês, além disso esse equipamento de baixo custo, trata resíduos orgânicos especialmente o esterco, transformando o que era rejeito em biofertilizante, ao mesmo tempo que evita jogar para a atmosfera o gás metano resultante da fermentação do esterco.

Proteção do solo e água

Unidade demonstrativa de recuperação de nascente na Rondônia Rural show

Na mesma linha de proteção ambiental a Emater-RO apresentou a tecnologia de proteção de nascentes e corpos hídricos, atividade que ganha relevância neste momento em que atravessamos uma crise climática com graves consequências para a questão da água e proteção do solo. A técnica referida pode contribuir para evitar desastres como os ocorridos no Rio Grande do Sul neste mês de maio.
Numa parceria com o ambientalista e ex-extencionista da Emater-RO Jorge Murer, foi apresentada a tecnologia de revitalização e proteção de nascentes, processo iniciado a três anos, através da recuperação da vegetação ciliar do curso d’água que atravessa o parque da RR Show e possui uma vazão de 50 mil litros por hora, e é utilizado para captação da água usada na irrigação das unidades demonstrativas de cultivo.
As unidades demonstrativas também chamadas de vitrines tecnológicas foram repetidas vezes citadas pelo diretor presidente da Emater-RO Luciano Brandão como o mais importante recurso educativo utilizado pela extensão rural para difusão de tecnologias para os agricultores familiares, e como disse o governador “A economia verde é um modelo que resulta em melhoria para o bem-estar das famílias ao mesmo tempo reduz os riscos ambientais, preserva o meio ambiente e valoriza a terra”, disse Marcos Rocha.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Raine Andrade
Emater-RO/Ascom

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/06/20240603-protencao-de-nascente-rrshow-rainer-andrade-2024-1024x576.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/06/20240603-protencao-de-nascente-rrshow-rainer-andrade-2024-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERAgriculturaDestaquesExtensão RuralNotíciasUltimas notíciasBiodigestor e casa sustentável na vitrine tecnológica da Emate-RO, foram os atrativos apresentados ao público O stand da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) se revelou um sucesso de público, durante a 11ª Rondônia Rural show, recebeu 22.246 visitantes que buscavam informação sobre tecnologias de produção rural...