A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) repassou a todas as suas unidades o pedido de ajuda dos extensionistas da Emater do Rio Grande do Sul. Vítimas da enchente que assola aquele estado, muitos perderam tudo e outros se encontram em situação de extrema necessidade. A angariação dos recursos estão sendo coordenadas pela Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) eu criou um canal exclusivo para recebimento das doações.

O Estado do Rio Grande do Sul está passando por uma situação de calamidade em função dos impactos provocados pelas enchentes que já afetou cerca de 90% de seus municípios. Essa situação também atingiu os escritórios da Associação Riograndense de Empreendimentos da Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS).

O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, que também é presidente da Asbraer, diz que, além dos escritórios, os mais afetados foram os extensionistas e suas famílias. “32 escritórios da Emater do Rio Grande Sul foram afetados pelas inundações e 40 extensionistas perderam tudo, inclusive suas casas”, conta o presidente, enfatizando que a Asbraer está coordenando uma campanha para ajudar esses extensionistas, numa corrente de solidariedade entre as emateres de todo o país

Assim, aqueles que desejarem poderão contribuir com qualquer valor a ser depositado na conta SOS Emater/RS, pela chave PIX sosematerrs@asbraer.org.br (Banco do Brasil)
Para a diretora vice-presidente da Emater-RO, Renata Rosa de Souza, toda ajuda é bem vinda. “Um real que seja, pode fazer a diferença”, diz Renata.

RIO GRANDE DO SUL

40 extensionistas da Emater/RS-Ascar perderam tudo nas enchentes do Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul publicou o último balanço da situação no estado do Rio Grande do Sul que até a data de 16 de maio de 2024 eram os seguintes: Municípios afetados: 458; Pessoas em abrigos: 77.199; Desalojados: 538.164; Afetados: 2.281.774; Feridos: 806; Desaparecidos: 104; Óbitos confirmados: 151; Pessoas resgatadas: 76.620 e Animais resgatados: 11.932.

Os trabalhos de resgate e manutenção de uma infraestrutura para acolher os atingidos ainda é intenso e já se começa a pensar em na reconstrução do estado. Em caráter excepcional o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Portaria SDA/Mapa 1.114/2024, autorizou agroindústrias gaúchas de produtos de origem animal que não estão inseridas no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa) registrados em Serviços de Inspeção estadual ou municipal, a comercializarem, por 90 dias, seus produtos em outros estados. “É uma medida emergencial importante do ponto de vista econômico, principalmente nesse momento de calamidade pública que o Estado se encontra, explica o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), do Rio Grande do Sul.

Em Rondônia as arrecadações continuam coordenadas pela Secretaria de Estado da Ação Social (Seas) e quem puder ajudar, procure os pontos de coleta para entregar a sua doação ou faça a sua contribuição por meio dos canais oficias divulgados pela mídia.

Fotos: EMATER-RS

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/05/20240517-foto-emater-rs-ascar_plantacoes.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/05/20240517-foto-emater-rs-ascar_plantacoes-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasdoação,Rio Grande do Sul,Rondônia solidária,solidariedadeA Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) repassou a todas as suas unidades o pedido de ajuda dos extensionistas da Emater do Rio Grande do Sul. Vítimas da enchente que assola aquele estado, muitos perderam tudo e outros se encontram em situação de extrema necessidade. A...