Parceria da Emater-RO e Plataforma global do café oferece capacitação para produtores e técnicos .
Os produtores de café com acesso à internet podem dispor de uma excelente ferramenta de capacitação, disponibilizada pela Plataforma Global do Café (GCP), para melhorar o aprendizado técnico na cultura do café e ao mesmo tempo aprimorar a gestão do negocio rural. A Entidade Autárquica de assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) é parceira da GCP, e seus técnicos estão disponíveis par orientar e tirar duvidas dos produtores que quiserem fazer um curso.
Diante das exigências cada vez mais presentes nos ambientes de negócios e na consciência dos consumidores que priorizam a compra de produtos que agreguem aspectos ambientais, sociais e de governança ao longo da cadeia produtiva, o produtor precisa estar informado, capacitado e envolvido nas práticas de sustentabilidade da produção. É fundamental se capacitar para o uso racional de produtos químicos, usados na melhoria da fertilidade do solo e para defesa das plantas.
Outro aspecto relevante para a sustentabilidade do produto é o modelo de gestão, “o consumidor já não aceita um produto que em algum elo da cadeia produtiva tenha sido vinculado a práticas degradantes para a dignidade humana, ou de agressão ao meio ambiente” disse Fausto Lima, técnico responsável pelo programa de café na Emater-RO. Neste contexto é que o governo de Rondônia vem investindo e estabelecendo parcerias para qualificar os técnicos da Extensão Rural e garantir uma assistência técnica capaz de melhorar a rentabilidade da lavoura e melhoria da qualidade de vida na agricultura familiar, como declarou o governador Marcos Rocha, “é nosso objetivo, estar sempre inovando e melhorando a qualidade de vida do rondoniense”, disse em postagem parabenizando os produtores por ocasião da premiação do Concacau.
Os cursos e conteúdos estão disponíveis no aplicativo da GCP, para promover a inclusão dos cafeicultores no mundo digital, a intenção é divulgar o conhecimento das práticas de sustentabilidade na cafeicultura, sobre tudo entre os pequenos produtores atendidos pelo serviço de assistência técnica e extensão rural. O aplicativo da sustentabilidade do café está disponível para todos os cafeicultores, que podem se cadastrar e acessar sem nenhum custo o programa de educação a distancia disponibilizado através do aplicativo, o link para acessar a Plataforma Global do Café e se inscrever nos cursos, está disponível no site da Emater-RO.
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Robson Paiva
Emater-RO