Emater-RO participa de Governo Itinerante e fortalece políticas públicas da agricultura familiar no Vale do Guaporé
A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) foi uma das mais procuradas pela população da região de Vale do Guaporé, durante a passagem do Governo Itinerante naquela região. Produtores rurais levantaram demandas de fortalecimento da potencialidade agrícola local e de intensificação das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar.
O Governo Itinerante é uma estratégia do governo estadual para trazer mais para perto as demandas da população e levar a sua equipe para conhecer, de fato e se fazer mais presentes nos municípios. “Através do Governo Itinerante nós conseguimos levar os nossos secretários, a nossa equipe, para verificar as necessidades de cada local e alinhar as ações municipalistas”, disse o governador Marcos Rocha.
Na região do Vale do Guaporé as atividades foram iniciadas pelo município de Costa Marques, onde o diretor presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, junto com a sua equipe e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) realizaram atendimento em coletivo para ouvir os produtores locais. “ Com o Governo Itinerante o staf governamental está presente na base para ouvir as demandas e a Emater é um braço forte desse governo nas ações que impulsionam a economia”, diz o presidente, enfatizando que as propriedades rurais são beneficiadas com assistência técnica oferecida pelo governo estadual, por meio da Emater-RO.
Além de Costa Marques, que incluiu o distrito de São Domingos do Guaporé, o Governo Itinerante passou pelos municípios de São Francisco do Guaporé e Seringueiras, finalizando as atividades em São Miguel do Guaporé, com atendimento à presidentes de associações rurais e de colônia de pescadores que representaram mais de dez mil agricultores familiares daquela região.
A equipe itinerante realizou ainda visitas à propriedade do Sr. Elias Domingos, em São Francisco do Guaporé e a um viveiro em Seringueiras, cujas atividades foram iniciadas pelo produtor Arley Verto com orientação dos extensionistas da Emater-RO. “ Hoje, esse produtor viveirista encontra-se credenciado, produzindo mudas de café, cacau e citrus de forma agroecológica, com uso de lona de proteção de solo”, explicou Brandão.
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Frank Nery
EMATER-RO