Plano de ação do governo do estado e parceiros deve retomar a lavoura cacaueira em Cacoal
Uma reunião realizada com representantes de instituições públicas e privadas, entidades representativas e parlamentares discutiu ações para levantamento de diagnóstico da cadeia produtiva do cacau no município de Cacoal. Impulsionados pelo movimento Pró-Cacau o grupo busca apoio na revitalização da lavoura cacaueira. Levando as políticas de governo de estado, fomentada pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) deverá coordenar o plano de ação que deverá retomar e fortalecer essa cadeia produtiva.
O cacau já foi um dos grandes destaques produtivos de Cacoal. Em meados dos anos 1970/80, representava grande parcela da economia local, entretanto o êxodo rural provocado pela saída de jovens em busca de estudo e novas oportunidades e a proliferação de novas culturas fez com que a lavoura cacaueira fosse substituída por outas que exigiam menos mão de obra.
Hoje, com o avanço das novas tecnologias, o cacau tem voltado a fazer parte das grandes potencialidades do estado e Rondônia tem se destacado entre os maiores produtores de cacau do país. O incentivo do governo estadual, com a distribuição de cacau clonal através do programa Plante Mais trouxe novas expectativas e, com isso, o movimento Pró-Cacau, de iniciativa do vereador Romeu Moreira busca junto às entidades representativas, aquecer o setor produtivo do município trazendo mais essa alternativa de renda para os agricultores familiares da região.
Nesse segundo encontro (o primeiro foi realizado em janeiro deste ano) já foram dados os primeiros passos para o levantamento de um diagnóstico a fim de implementar um modelo de produção que atenda às necessidades locais. “Precisamos fazer uma análise do cenário atual e apresentar uma matriz para conhecer a atual realidade do município e dos órgãos responsáveis pela execução, para então apresentar o plano de ação sólido para a sociedade”, explica Luciano Brandão, diretor presidente da Emater-RO.
Essa retomada da lavoura cacaueira faz parte das ações elencadas no Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES) e, para isso, o governador Marcos Rocha tem determinado que a Emater-RO deverá estar presente em toda iniciativa que venha atender as necessidades do produtor rural familiar. “Rondônia é um estado do agronegócio e incentivar as culturas agrícolas do nosso Estado é uma das nossas prioridades”, diz o governador, lembrando que com os programas “Plante Mais” e “Cacau Sustentável de Rondônia” o governo deu um grande passo para o fortalecimento dessa atividade.
Além da Emater-RO, estiveram representadas na reunião para levantamento de diagnóstico da cadeia produtiva do cacau em Cacoal, as instituições Idaron, Sebrae, Senar, Secretaria Municipal de Agricultura, Câmara Municipal de Cacoal, Associação Comercial e Industrial, entre outros segmentos da sociedade.
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Rayne Andrade
EMATER-RO