Emater-RO convida o agricultor a refletir no dia de combate a poluição por agrotóxico
A data de 11 de janeiro foi definida como o dia de combate a poluição por agrotóxicos, embora algumas pessoas chamem de data comemorativa, é mais adequado chamar de dia de convite à reflexão sobre o uso racional ou indiscriminado de produtos agroquímicos utilizados na agricultura para a proteção de plantas e combate às parasitoses dos animais de criação, a data especial foi criada através do Decreto nº 98.816/90, que determinou rigor nos registros e fiscalização dos agroquímicos.
Em Rondônia a data não passa em branco, todos os anos a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e a Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), promovem atividades educativas junto a agricultores do Estado, com o objetivo de desenvolver uma consciência que conduza a uma agricultura auto
sustentável, para isto são realizadas palestras, mutirões de coleta de embalagens vazias, inclusive com distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Desde o final do ano passado os técnicos extensionistas da Emater-RO, vem distribuindo quites de EPI a agricultores familiares em todos os municípios do Estado. O uso correto dos pesticidas e a busca pela eficiência máxima na produção rural é visível no esforço conjunto de instituições públicas e privadas instaladas em solo rondoniense, Emater-RO com ações educativas, Agencia Idaron, na fiscalização e com apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), anualmente são recolhidas toneladas de embalagens vazias, devidamente feita a tríplice lavagem e inutilizadas.
As embalagens recolhidas são prensadas pelo Inpev, e enviadas a uma unidade especializada de reciclagem. O Inpev é mantido pela indústria e o comércio de produtos agroquímicos, e trabalha em consonância com a política de proteção ambiental dos governos federal e estadual.
A Emater-RO fez uma parceria com a indústria Ihara e adquiriu centenas de quites de EPIs que estão sendo distribuídos a agricultores durante as capacitações da assistência técnica e extensão rural, que orienta o manejo correto e o controle eficiente de pragas e doenças nas lavouras e outras culturas, ajudando o agricultor melhorar seus índices de produtividade e rentabilidade, com segurança e proteção do meio ambiente.
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Fausto Lima e Irene Mendes