CRISE HÍDRICA: Emater-RO viabiliza ações para garantir a produção agrícola de Rondônia
Após um longo período de estiagem e mudanças climáticas que afetaram a sustentabilidade hídrica no estado, Rondônia reabre a discussão, desta vez de forma inversa. O excesso de chuvas, assim como a seca, traz prejuízos para a lavoura, e para não comprometer a produção local, os agricultores precisam planejar suas ações de plantio e cultivo. Para minimizar esses impactos, a Entidade Autárquica dede Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) busca na tecnologia, ações que poderão dar um alento à família rural e garantir a produção de alimentos no estado.
Quando se trata do setor produtivo, da seca ao excesso de chuva, a consequência sempre recai na lavoura. Visando diminuir esses impactos, principalmente no que diz respeito ao excesso de umidade do solo, a Emater-RO vem orientando agricultores familiares repensar suas ações e buscarem técnicas para minimizar o impacto das chuvas nas suas produções. “O aquecimento global, que tem trazido altas temperaturas para o país, inclusive para Rondônia, contribui para o aumento das chuvas, que já são propícias nesta época do ano, e esse excesso pode trazer grandes impactos no desenvolvimento das lavouras e até consequências financeiras para o produtor rural e sua família”, diz Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO.
O monitoramento das chuvas em Rondônia vem sendo feito pela Emater-RO que conta hoje com mais de cem pluviômetro distribuídos em pontos estratégicos do estado. Os dados são coletados por extensionistas da autarquia e podem ser acompanhados por meio da plataforma digital disponibilizada no site da Emater-RO para toda a população.
Com os dados em mãos o produtor rural e sua família poderão prever suas ações e adotar os cuidados necessários preparando o solo de acordo com as orientações técnicas, com drenagem e maquinaria adequado, caso seja necessário, se antecipando à possíveis consequências e evitando o que poderia resultar em prejuízos para sua lavoura.
Para o governador Marcos Rocha, é fundamental que a Emater-RO acompanhe o produtor rural levando orientação, educação e conscientização para conter a crise hídrica e suas consequências. “Nós temos acompanhado a crise hídrica no estado e temos adotado as medidas cabíveis, sempre pensando em proteger o bem-estar da nossa população, de nossos produtores rurais e também do desenvolvimento do nosso estado’’, afirmou o governador, lembrando que o papel da Emater-RO e de toda a sua equipe é essencial para o sucesso dessas ações.
Além do monitoramento das chuvas, a Emater-RO tem levado aos produtores familiares a necessidade de se preservar nascentes, proteger o meio ambiente e utilizar técnicas de manejo de solo visando manter o desenvolvimento produtivo, seja na estiagem ou no excesso de chuvas, adaptando-se às mudanças climáticas e garantir bons resultados na produção, seja animal ou vegetal.
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Alessandro Pedralli
EMATER-RO