Rondônia domina pódio no Florada Premiada e reafirma liderança na cafeicultura nacional
A 7ª edição do Concurso Florada Premiada encerrou a Semana Internacional do Café (SIC) na sexta-feira (22), em Belo Horizonte, reconhecendo os melhores cafés do Brasil produzidos por mulheres. Mais uma vez, Rondônia se destacou ocupando todo o pódio na categoria Canéfora, evidenciando as ações do governo do estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O estado enviou 60 lotes de café, sendo 43 da região Matas de Rondônia e 17 de outras partes do estado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o evento valoriza o trabalho dos produtores locais e promove a cultura e sustentabilidade da produção do café na região. “O destaque do estado no concurso confirma o avanço técnico e a excelência no cultivo de café Canéfora, que tem colocado Rondônia em evidência no cenário nacional e internacional”, ressaltou.
RESULTADO
O 1º lugar ficou com Suely da Graça Rezende, da Chácara Santo Antônio, de Rolim de Moura, que foi reconhecida como a produtora do melhor café do Brasil, com uma pontuação de 90,44. “Estou muito feliz com o resultado. É a primeira vez que participo e agora com o melhor café do Brasil”, disse a campeã.
A 2ª colocação foi conquistada por Josiele Rodrigues Werneck (88,86 pontos), do Sítio Bela Vista, também na mesma região. Já o 3º lugar ficou com Angélica Alexandrino Nicolas (88,25), do Sítio São Sebastião, reafirmando a força da cafeicultura rondoniense.
O secretário da Seagri, Luiz Paulo destacou que, “o Florada Premiada é um grande evento e reuniu 1,5 mil cafeicultoras para celebrar a premiação das grandes campeãs, das finalistas e campeãs regionais. E mais uma vez dominamos o pódio”, comemorou.
INVESTIMENTOS
Suely da Graça Rezende, vencedora do Florada Premiada, já havia conquistado o 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé 2024), o que reforça o protagonismo do café produzido em Rolim de Moura, um dos principais polos da cafeicultura do estado.
O governo de Rondônia investiu R$ 800 mil para a realização do Concafé e cerca de R$ 400 mil para incentivar a participação dos produtores na SIC 2024. O vice-governador e secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, salientou que, além dos resultados da competição de qualidade, o governo do estado fortalece a cadeia produtiva do café, geração de emprego e renda no campo, e ampliação de mercado interno e externo para cafeicultura de Rondônia. “Hoje, a cafeicultura é a terceira principal cadeia produtiva do agro rondoniense e a que mais contribui com a receita tributária para o estado.”
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Divulgação Florada Premiada
Secom – Governo de Rondônia