Sustentabilidade hídrica: Emater-RO incentiva produtores rurais na preservação e restauração de nascentes
As mudanças climáticas global somadas ao desmatamento desenfreado de áreas sem controle ambiental, tem resultado em uma crise hídrica jamais vista no país. Em Rondônia, o tema tem preocupado diversos organismos governamentais, resultando na criação de um comitê de gestão de crise hídrica no intuito de implementar ações e reduzir o impacto tanto nas pessoas como nos diversos setores da economia rondoniense. Para manter a sustentabilidade hídrica no estado, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) tem incentivado produtores rurais na conservação e manutenção do meio ambiente, em especial as nascentes e cursos hídricos.
Criado pelo Decreto 28.613, de 28 de novembro de 2023 (https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2024/06/DECRETO-N%C2%B0-28.613-DE-28-DE-NOVEMBRO-DE-2023-1.pdf), o Comitê de Crise hídrico vem trabalhando com um planejamento estratégico que passa pelo monitoramento de informações meteorológicas no intuito de prevenir que uma eventual consolidação da crise agrave o problema, até a prática de ações que visam incentivar a produção com racionalidade hídrica e a preservação de nascentes com proteção das existentes e restauração daquelas que, porventura, se encontrem à míngua.
No Distrito de Boa Vista do Pacarana, vinculado ao município de Espigão do Oeste, o extensionista da Emater-RO, Diego Deleon Venturin, relata o trabalho de assistência técnica e extensão rural que vem fazendo em propriedades locais e destaca a propriedade do produtor rural Arlindo Braun, na Linha 40 daquela região, onde recentemente realizou o serviço de proteção à nascente recém descoberta. “Essa nascente foi encontrada pelo Sr. Arlindo e tem uma vazão de 2,7 litros por minuto, é uma nascente muito boa”, explica o extensionista.
EDUCAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO
Ações como essa, de Boa Vista do Pacarana, são levadas pelos extensionistas da Emater-RO a todas as regiões do estado no intuito de promover a sensibilização e a educação na preservação dos recursos hídricos, além de garantir que não haja escassez de água tanto para consumo humano, quanto para as necessidades da produção agrícola. “O problema da crise hídrica é de extrema gravidade e afeta a todos, por isso a Emater tem se preocupado em conscientizar nossos produtores rurais da necessidade de preservar, recuperar e proteger nascentes e cursos hídricos que são muito importantes para que nosso estado não seja acometido pela escassez completa de água”, diz Brandão.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, essas atividades de orientação e educação ambiental desenvolvidas pela Emater-RO são fundamentais para conscientização e conservação dos recursos hídricos, e refletem em benefícios diretos à população. “As ações incentivam à proteção do meio ambiente, e as medidas voltadas para economia de água são muito importantes para que toda a população seja beneficiada”, disse o governador ressaltando que o governo estadual está enfrentando essa crise hídrica com responsabilidade, pensando em proteger o bem-estar da população, mas também o desenvolvimento de Rondônia.
MONITORAMENTO DE CHUVAS
Além da preservação de nascentes, a Emater-RO tem se engajado nessa perspectiva de controlar a crise hídrica levando às famílias rurais essa necessidade de ação conjunta na preservação dos recursos hídricos na agricultura. Para isso, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), instalou em seus escritórios, cem pluviômetros, distribuídos em locais estratégicos para monitoramento das chuvas em Rondônia. Os dados coletados podem ser acompanhados por meio da plataforma digital (https://lookerstudio.google.com/reporting/dad537f0-2261-4958-ae8d-87aff9c809fe/page/BexPD) onde são tratados para compor o mais importante banco de dados sobre pluviosidade de Rondônia.
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Diego Deleon
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO