Famílias rurais de Costa Marques recebem sementes e “kit horta” como incentivo à produção de olerícolas
A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) realizou no último dia 6, o Dia Especial da Agricultura com ênfase no incentivo à produção de horta doméstica. A atividade foi realizada no escritório local de Costa Marques e faz parte de um trabalho que a autarquia vem fazendo junto às famílias rurais para diversificação da produção e melhoria da renda familiar. Além de palestras e orientações técnicas, os participantes receberam sementes e “kit horta”.
De acordo com Jaqueline Rosa, gerente regional do escritório da Emater-RO no Vale do Guaporé, o objetivo do evento foi promover a segurança alimentar da família e oferecer subsídios para incentivar a produção e fonte de renda, com a venda da produção ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nas três esferas governamentais, municipal, estadual e federal.
Jaqueline conta que 50 produtores foram beneficiados com 15 tipos de sementes, enfatizando a horta com produção de olerícolas. “Foram distribuídas sementes de rúcula repolho, pepino, vagem, entre outras, para que os produtores pudessem diversificar a sua produção”, diz.
Também foram selecionados sete produtores que receberam “kits horta”, adquiridos por meio de emenda parlamentar direcionada a Associação dos Produtores Rurais e Leiteiros do Setor Serra Grande (Asproseg). “Esse kit dispõe de carriola, bomba de veneno, sombrite, aspersor, mangueira, caixa d’água e bomba”, explica a gerente da Emater-RO.
Durante as atividades os participantes também tiveram a oportunidade de participar de palestras sobre “Manejo e manutenção da horta” e “utilização de defensivos agroecológicos”, e foram orientados sobre a importância e documentação necessária para o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF)
Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Jaqueline Rosa
EMATER-RO