Emater-RO mostra diferencial no plantio de café clonal durante Dia Especial realizado em Cerejeiras
A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural realizou, na região sul do estado, um Dia Especial sobre a cultura do Café Clonal. O evento faz parte das atividades de extensão rural da Emater-RO e já integra o calendário anual de Cerejeiras, município onde foi realizado o evento.
O Dia Especial sobre a cultura do Café Clonal foi realizado na propriedade do cafeicultor Oswaldo Lopes, que tem um café clonal diferenciado. Segundo Sandro Malta, gerente local da Emater-RO, o produtor tem uma área de cerca de oito hectares destinado a criação de gado leiteiro, dessa área, reservou um hectare para experimentar o plantio de café. “Com essa experiência o produtor viu que, mesmo tendo uma área pequena, era possível produzir um café de qualidade”, diz Sandro.
O extensionista da Emater-RO Walter João da Silva, explica que a Emater-RO, na região do cone sul, trabalha com 20 famílias que se dedicam a cultivar o café em pequenas áreas, orientando o produtor e prestando assistência técnica à cafeicultura. “Uma lavoura, quando bem conduzida, chega a produzir mais de 50 sacas por hectare, e isso se deve à tecnologia que repassamos para o produtor”, diz o extensionista, enfatizando que uma lavoura de apenas um hectare comporta três mil pés de café.
Durante o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre manejo e condução da lavoura cafeeira clonal, da espécie Coffea canephora, que melhor se adapta a região amazônica. Além da Emater-RO, o evento contou ainda com o apoio da prefeitura local e com a participação de palestrantes das entidades parceiras como: Banco da Amazônia e Sistema de cooperativa Financeira – Sicoob Credisul.










