Uma casa sustentável prioriza a redução dos impactos ambientais em todas as suas funções

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) está incentivando o investimento em tecnologia sustentável visando a não somente a redução do impacto ambiental gerado, mas a melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem no campo. A casa sustentável vem como uma inovação na forma de gerir os resíduos da propriedade e transformá-los em equipamentos que além de contribuir com o meio ambiente, traz redução de gastos financeiros tanto na condução das lavouras como no bem-estar da família dentro de casa.

Uma casa sustentável é uma moradia que prioriza a redução dos impactos ambientais em todas as suas funções. Nessa perspectiva, a água, a luz, o manejo são repensados e projetados de forma mais consciente trazendo mais conforto às famílias e tecnologia para melhoria da produção e da produtividade. O projeto Casa Sustentável foi iniciado pela Emater-RO no ano passado, com a construção do biodigestor para tratamento de resíduos orgânicos, como o esterco, grande potencial de fertilização do solo (biofertilizante), resultando na produção de gás que pode ser utilizado pelas famílias, evitando que ele seja lançado na atmosfera.

A placa solar é uma produção de energia renovável

O governador Marcos Rocha destaca que essa iniciativa de incentivar os produtores rurais a utilizarem praticas sustentáveis é muito importante para o desenvolvimento da economia verde. “A economia verde é um modelo que resulta em melhoria para o bem-estar dessas famílias ao mesmo tempo que reduz os riscos ambientais, preserva o meio ambiente e valoriza a terra”, diz o governador.

Dando continuidade ao projeto Casa Sustentável, a Emater-RO está apresentando aos visitantes da 11ª Rondônia Rural Show Internacional uma nova tecnologia que é o reaproveitamento da água utilizada na pia. O extensionista da Emater-RO Raphael Cidade conta que essa técnica é muito importante para preservar o consumo do bem maior da humanidade, que é a água. “Muitas vezes desperdiça-se aquela água que, por meio de filtragem, de maneira bem prática, é transformada em água boa para ser utilizado no plantio, na horta, mantendo-se o uso racional”, explica Raphael.

O biodigestor é utilizado para tratamento dos resíduos orgânicos

Outra prática sustentável que também está sendo apresentada na Vitrine Tecnológica é o uso de placas solares. “A placa solar é uma produção de energia renovável, o que nós estamos mostrando aos produtores rurais lá na vitrine tecnológica é que é possível não só utiliza-las para energia doméstica, mas também para outras atividades da propriedade, como na hidroponia, por meio da irrigação e em outras atividades que necessitam de energia para seu funcionamento.

O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão destaca que essa busca por práticas sustentáveis além de ser um grande desafio no mercado global, é uma necessidade de primeira ordem. “Estamos mostrando aos nossos produtores rurais que eles também são responsáveis nessa busca e que podem utilizar os resíduos de suas propriedades, que estariam se perdendo, em algo onde eles estaria tendo custo, a exemplo da água e da energia”, enfatiza Brandão.

Todas essas inovações tecnológicas poderão ser vista no estande da Emater-RO, na área da Vitrine Tecnológica, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, que segue até o dia 25 de maio.

Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/05/20240521-05mai2024-20-rrshow_casa-sustentavel_irene-mendes-1-1024x691.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/05/20240521-05mai2024-20-rrshow_casa-sustentavel_irene-mendes-1-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,extensão ruralUma casa sustentável prioriza a redução dos impactos ambientais em todas as suas funções A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) está incentivando o investimento em tecnologia sustentável visando a não somente a redução do impacto ambiental gerado, mas a melhoria da qualidade de vida das famílias...