Emater-RO incentiva produção de silagem para alimentação do rebanho no período da estiagem
A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) realizou no útimo dia 10, no município de Corumbiara, um Dia de Campo sobre pecuária leiteira. O objetivo foi incentivar as famílias rurais a inserir inovações tecnológicas em suas propriedades para garantir a alimentação de seus rebanho durante o período de estiagem.
O evento foi realizado no sítio Menino Jesus, localizado na Linha 5, de propriedade de Messias Castro da Conceição e Jane da Silva, que foram incentivados a produzir a silagem para melhorar a qualidade da alimentação de seus animais. “Eles fazem parte do programa de Consultoria Técnica da Emater (Consultec) e receberam todas as orientações dos nossos técnicos para produzir uma alimentação de qualidade”, explica a extensionista Francy Karla Gabriel de Alencar, do escritório local de Corumbiara.
A metodologia de produção de silagem é muito utilizada na extensão rural, em especial no período da seca, quando há escassez de pastagem para alimentação do rebanho. Várias forrageiras podem ser ensiladas, a exemplo do milho, sorgo e capim elefante, e sozinhas ou combinadas, fornecem um valor nutritivo ao animal.
Durante o Dia de Campo, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a produção de silagem na propriedade e assistiram palestras sobre: alimentação do gado leiteiro, ministrada por Lucas Brigatti, médico veterinário da empresa Ouro Verde Nutrição Animal de Cacoal-RO; híbridos de milho para silagem, proferida por Leticia da empresa Land sementes; a importância dos inoculantes na silagem, por Sergio da empresa Ouro fino; e gestão da propriedade, cuja palestrante foi a extensionista da Emater-RO, Francy Karla Gabriel de Alencar.
Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Francy Karla
EMATER-RO