Projeto Degusta Café 80+ incentiva a qualidade dos cafés em evento do agronegócio em Vilhena
Técnicas e cultivos de qualidade do grão de café viraram atração no estande da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), no evento do agronegócio realizado de 4 a 6 de abril, no Parque de Exposições Ovídio Miranda de Brito, em Vilhena. O evento busca difundir conhecimentos tecnologia e oportunidade para todas as cadeias produtivas do agronegócio e o Projeto “Degusta Café 80+” trouxe inovação tecnológica e condições para o agricultor conhecer a qualidade do seu café.
Esse evento é o primeiro grande evento do agronegócio do ano sediado na região Cone Sul do estado oferecendo aos agricultores, pecuaristas e empreendedores mais uma oportunidade de mostrar e conhecer o que há de melhor no comércio, na indústria e na prestação de serviço do ramo agropecuário. O evento reuniu mais de 180 expositores que levaram novas tecnologias para melhoria das atividades de campo, oportunidades de negócios e geração de renda para a região.
A Emater-RO se fez presente no evento levando um dos carros-chefe do desenvolvimento agroeconômico do estado. O projeto “Degusta Café 80+” tem contribuído na qualificação do produtor rural familiar que passa a conhecer melhor o seu café. “Através deste projeto nossos extensionistas fazem a demonstração de métodos do perfil de torra do café na propriedade do cafeicultor, mostrando a qualidade de seu grão e o sabor da bebida que a família está produzindo”, explicou o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.
Durante o evento participantes de diversos municípios tiveram a oportunidade de assistir palestra sobre colheita e pós-colheita de cafés robustas amazônicos, ministrada pelo extensionista da Emater-RO, Marcelo Santos Lopes, do escritório de Rolim de Moura. Ainda no estande, a extensionista da Emater-RO, Daniela Dalazem, especialista em degustação de café, apresentou o projeto aos participantes, abordando a qualidade dos cafés Robustas Amazônicos e o Degusta Café 80+, que prevê um café de maior qualidade ainda, com pontuação acima de 80.
Para o governador Marcos Rocha, o incentivo à produção com técnicas modernas é muito importante para que os produtores rurais possam ter acesso as inovações e melhorar a qualidade de sua produção. “Essa é uma das diretrizes do Estado e a Emater-RO tem desempenhado um papel crucial nessa missão, contribuindo para que nosso café chegue a todos os cantos do país e com excelente qualidade, competindo com os melhores cafés do Brasil”, disse o governador.
Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Cleverson Oliveira Santos
EMATER-RO