Rondônia é destaque durante seminário de 75 anos de extensão rural no Brasil
Representantes das 27 associadas da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) encontram-se em Minas Gerais para celebrar os 75 anos de assistência técnica e extensão rural pública no Brasil a ser completado no próximo dia 6 de dezembro. O objetivo é oportunizar um debate sobre os cenários, perspectivas e soluções para os serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) pública, durante o seminário que traz como tema inovação e solução para os serviços prestados no país. No primeiro dia do evento, Rondônia ganhou destaque por ter um dos melhores e mais eficientes serviços de gerenciamento informatizado.
O serviço de Ater surgiu no Brasil em 6 de dezembro 1948, com a fundação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Minas Gerais (Acar-MG). Ao longo desses 75 anos, o trabalho de extensão se espalhou por todo o Brasil e hoje é uma das principais fontes de desenvolvimento da agricultura familiar e de fortalecimento da produção de alimento que alimenta toda uma nação.
Para homenagear essa longa caminhada, a Câmara Federal, por meio da Frente Parlamentar de Extensão Rural Brasileira, realizou no dia 3 de dezembro, em Brasília-DF, sessão solene que também homenageou extensionistas que se destacam na atividade durante este ano de 2023. Rondônia foi representada pelo extensionista Diego Pimentel Stein de Barros, do escritório da Entidade Autárquica de Assistência Técnica de Extensão Rural (Emater-RO) em Tarilândia, pelo excelente desempenho de suas atividades extensionista em prol do desenvolvimento do estado.
SISTEMA INFORMATIZADO
O Seminário comemorativo está sendo realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, em Minas Gerais, e abordará temáticas que discutirá o perfil da Agricultura Familiar no século XXI – desafios e tendências; o desenvolvimento sustentável local/territorial e a agricultura familiar; segurança alimentar: consumo e produção de alimentos no mundo e no Brasil; novas tecnologias do agronegócio; inclusão digital no meio rural; empreendedorismo e associativismo; protagonismo de jovens e mulheres rurais; e políticas públicas, além de práticas inovadoras de Ater.
Dentre as atrações apresentadas, merece destaque o Sistema de Gerenciamento de Ater (Sigater), implantado pela Emater-RO para gerar e agilizar o acesso às informações sobre a agricultura familiar e as atividades de Ater. O sistema foi apresentado pelo diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, no primeiro dia do seminário, e vem sendo muito bem recebido pelas emateres de todo o país.
Brandão explica que a implantação do Sigater em Rondônia foi uma determinação do governador Marcos Rocha que, em 2019, primou pela modernização da Emater-RO. “O Sigater foi implantado com o intuito de compilar os dados dos produtores atendidos e assim oferecer aos extensionistas, monitoramento quase em tempo real, proporcionando condições para tomadas de decisões e implantação de políticas públicas eficientes”, diz o presidente da Emater-RO.
Para o governador Marcos Rocha, o sistema utilizado pela Emater-RO reflete o compromisso de Rondônia em promover a modernização das ações voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Modernizar a forma como se aplica a assistência técnica no país, é fortalecer a assistência técnica prestada à família rural, oferecendo-lhes oportunidade de desenvolvimento e ampliação de renda. Se a agricultura é forte, o estado também se fortalece”, diz o governador.
O Seminário em homenagem aos 75 anos de Ater pública no Brasil vai até dia 6 e pode ser acompanhado pelo canal da Emater-MG, no Youtube.
Assista também ao primeiro dia do Seminário de 75 anos de Ater pública (05 dez 2023)
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Ana Karoliny (Asbraer)
EMATER-RO