Emater-RO promove mutirão de limpeza de descartes irregulares nas margens do Rio Guaporé
Com intuito de conscientizar os usuários das praias localizadas na região do Rio Guaporé, no perímetro de Costa Marques, a Entidade Autárquica de Assistência Social e Extensão Rural (Emater-RO) em parceria com a Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-4, realizou diversos mutirões de limpeza das margens do Rio Guaporé. A primeira atividade foi realizada entre os dias 15 e 17 de setembro e a segunda no período de 29 de setembro a 1 de outubro, quando as equipes percorreram as margens e praias do rio na região recolhendo todo tipo de plástico, restos de comida, bitucas de cigarros, marmitas e copos descartáveis, além de latinhas e vários tipos de papéis.
Jaqueline Ribeiro Rosa, gerente do escritório regional da Emater-RO na região do Vale do Guaporé pede encarecidamente que as pessoas evitem jogar lixo nas margens do rio. “Esse local é um local onde há maior concentração de pessoas que utilizam a área para lazer e não recolhem seus lixos. Esses objetos caem direto no rio em dias de chuva ou no período de cheia e prejudicando a vida aquática e provocando o desmatamento do meio ambiente”, explica a gerente.
Elizeu Tomicha Lobo, presidente da Colônia de Pescadores relata que é de suma importância que as pessoas tenham consciência e recolham os seus lixos levando-os para a cidade, para serem destinados aos locais adequados. “Na cidade existe locais apropriados para o descarte de lixo”, diz, e se as pessoas recolherem os seus dejetos, terão um local mais limpo, um ambiente natural e poderão aproveitar melhor o que a natureza tem para oferecer, e os pescadores terão peixes para pescar garantindo o sustento de sua família e alimento na mesa de todos.
O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão enfatiza que o trabalho que a instituição vem fazendo junto aos produtores e aos ribeirinhos tem sido de conscientização e incentivo à manutenção das riquezas naturais. “A Emater está sempre trabalhando em defesa do meio ambiente e em benefício da família rural”, diz Brandão.
Para o governador Marcos Rocha a proteção do meio ambiente é muito importante para a sobrevivência da floresta, dos animais e da própria população. “Se protegermos nossos recursos naturais, todos serão recompensados com um meio ambiente saudável e, para isso, precisamos da colaboração de todos”, diz o governador.
Um terceiro mutirão já está agendado e deverá será realizado no período de 6 a 8 de outubro.
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Jaqueline Ribeiro Rosa
EMATER-RO