Agricultores da Região Madeira Mamoré participam do lançamento da cultivar de mandioca BRS 1668
Agricultores familiares de todos os municípios da micro região Madeira Mamoré vieram a Porto Velho em caravanas para conhecer a nova variedade de mandioca desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa), e registrada para Rondônia, que vem sendo lançada em eventos regionais em todo o Estado. Na sexta feira a nova cultivar de mandioca de mesa que foi apresentada aos produtores da região Madeira Mamoré que também receberam uma quantidade de ramas para multiplicação em suas propriedades.
A região Madeira Mamoré é a que mais produz e consome a raiz e seus derivados no Estado, fato que facilitou a mobilização dos agricultores por parte dos extensionistas da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), para participarem do dia de campo de lançamento da cultivar 1668, primeira cultivar de mandioca registrada no Ministério da Agricultura (MAPA) para Rondônia.
As recomendações técnicas indicam o plantio da cultura no inicio do período chuvoso, sendo o mês ideal para isto o mês de outubro, a pesquisa também demonstrou que o insumo agrícola que isoladamente mais responde para a melhoria de produtividade da mandioca é o calcário. No entanto o agricultor deve preferencialmente fazer a analise de solo e fazer a calagem e adubações conforme a indicação da análise de solo para conseguir a máxima produtividade e precocidade da cultura.
A cultura da mandioca é uma das atividades agrícolas mais rentáveis para a o agricultor familiar, aqui em Rondônia, com esta nova cultivar o agricultor poderá produzir 30 toneladas de raízes em um único hectare, e considerando tratar-se de um produto para mesa, aprovado em testes de textura, aroma e sabor , que pode ser colhida a partir de seis meses do plantio, não há duvida sobre a viabilidade econômica da cultivar.
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Robson Paiva
Emater-RO/Ascom