Emater-RO leva produtores rurais para conhecerem tecnologia do biodigestor
No dia 11/08, o produtor rural Denivaldo Lopes, morador do setor chacareiro de Mirante da Serra, abriu as portas de sua propriedade para uma visita técnica promovida pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO). Diversos produtores da região participaram do intercâmbio de informações no intuito de conhecer novas tecnologias que vem contribuindo para a melhoria da atividade no campo. Na oportunidade, os participantes conheceram os benefícios de um biodigestor.
A propriedade de Denivaldo Lopes é assistida pela Emater-RO e há um ano recebeu o programa de consultoria técnica da autarquia, o Consultec. Nesse período várias atividades já foram realizadas, o produtor ingressou com a atividade leiteira, reformou sua pastagem e implantou piquetes rotacionados e hoje produz 114 litros de leite/dia com oito animais em duas ordenhas/dia. A propriedade também foi beneficiada com o projeto Rufião Móvel, que leva assistência de ultrassonografia para identificação de prenhez e avaliação de animais pós-parto.
O biodigestor é uma tecnologia que recebe resíduos orgânicos ou esterco animal para produzir biogás e biofertilizante. Um protótipo do equipamento foi apresentado pela Emater-RO durante a última edição da Rondônia Rural Show e despertou a atenção dos visitantes, e foi nessa oportunidade que o produtor Denivaldo demonstrou o seu interesse e seguiu todas as recomendações do extensionista Jurandy Mesquita, que adaptou o sistema e está finalizando a construção.
Segundo informações da extensionista da Emater-RO de Mirante da Serra, Ana Paula, Rocha, responsável pela unidade. o biodigestor tem a capacidade de produzir biogás e chorume que será feito para adubacão. “A intenção é utilizar o adubo orgânico, reduzindo o uso da adubação química e auxiliando os teores de matéria orgânica do solo melhorando sua qualidade física”, explica, finalizando que os participantes demonstraram interesse na implantação do sistema em suas propriedade e receberam orientação técnica para a finalização do sistema.
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Ana Paula Rocha
EMATER-RO