Emater-RO discutirá ações de conscientização e políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes no campo
Representantes da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) estiveram reunidos nesta segunda-feira, com representantes do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Conedca) para dar início a um processo de conscientização e boas práticas no que diz respeito às atividades voltadas para o bem estar social e alimentar das crianças e adolescentes que vivem no campo. A proposta visa reunir todo o segmento voltado para o meio rural, seja o da agricultura, saúde, educação, assistência social, entre outros, para juntos criarem um grupo de trabalho que possa levantar as demandas e definir ações que permitam à família trabalhar na propriedade, enquanto seus filhos usufruem do direito que lhes assiste.
A demanda surgiu da convivência de extensionistas da Emater-RO, que ao vivenciarem o dia a dia com a família rural, perceberam a dificuldade de muitos pais com relação aos filhos pequenos, principalmente por não ter onde deixá-los na hora de lidar com a colheita do café. Assim, a direção da Emater-RO buscou apoio do Conedca para juntos, buscarem uma solução que traga harmonia, tranquilidade, qualidade de vida e dignidade para essas famílias, enquanto labutam na propriedade.
A reunião foi realizada na sede da Emater-RO, em Porto Velho, com a presença do diretor-presidente, Luciano Brandão acompanhado de sua equipe, da presidente do Conedca, Anne Cleyanne Alves e da Conselheira do Conedca representante da Assembleia Legislativa, Fernanda Antunes de Maio Godoi. Para Luciano Brandão, esse passo que a Emater-RO está dando, vai ao encontro das políticas públicas de governo para garantir apoio e assistência às famílias rurais. “Não é de hoje que o governo tem essa preocupação de levar às famílias no campo a necessidade de encontrar soluções para que seus filhos possam usufruiur dos direitos que lhes cabe”, diz o presidente da Emater-RO.
Outra prerrogativa é que tal ação se consolida com as ações do currículo de sustentabilidade, da Plataforma Global do Café, que tem contribuído na abertura do mercado internacional para os cafés de Rondônia. Fausto Lima Faria, responsável pela área vegetal na Emater-RO explica que esse levantamento que será feito pelo grupo de trabalho voltado para buscar soluções no campo é de grande importância para que o café de Rondônia seja consolidado como uma cadeia sustentável na produção do café.
O governador Marcos Rocha já vem trabalhando com ações que valorizem a família no campo e, para isso tem disponibilizado políticas públicas direcionadas a garantir que isso aconteça. “Nós já estamos trabalhando essa questão desde lá de trás e hoje caminhamos para o fortalecimento das ações que fizeram de Rondônia esse estado forte, isso porque estamos olhando para as pessoas”, disse Marcos Rocha.
O grupo de trabalho deverá se reunir em breve, já com as definições dos órgãos que comporão a equipe, para levantarem estatisticamente as demanda e juntos traçarem soluções que venham conscientizar e modificar a realidade dessas crianças e adolescentes no campo. “Vamos trabalhar junto aos órgãos competentes como Seas, Seduc, Sesau e afins, para que um mínimo de estrutura, como creches, atividades recreativas, entre outros, possam ser disponibilizados no meio rural e contribuir para que a família possa trabalhar na lavoura com mais tranquilidade, sabendo quer seus filhos estarão amparados”, finaliza Brandão.
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Saincler Rebouças
EMATER-RO