Governo de Rondônia assina termo de cooperação com ABCZ para melhoramento genético do rebanho bovino
Esta semana no bojo das atividades e decisões tomadas durante a 10ª edição da Rondônia Rural Show o governador Marcos Rocha, acompanhado do secretario de Estado da Agricultura e dos presidentes da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e da Agência de vigilância agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), assinou contrato de renovação do acordo celebrado entre o Estado e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), para a capacitação de técnicos e produtores na seleção de reprodutores para melhoria genética do rebanho bovino.
O rebanho bovino rondoniense supera em mais de 10 vezes o número de habitantes do estado, e é composto principalmente por animais das raças Nelore e Girolanda, ambas consideradas raças zebuínas, pela ABCZ. O objetivo do acordo renovado é estimular o desenvolvimento genético através da seleção de reprodutores dentro do próprio rebanho na propriedade, ou quando da aquisição de touros em fazendas especializadas no melhoramento genético das raças.
A ABCZ oferece aos produtores e técnicos rondonienses, entre outras coisas, treinamentos para uma escolha assertiva de reprodutores através do método Epmuras, que consiste em um conjunto de técnicas para a seleção de animais capazes de reproduzir as características desejadas pelo criador, para a melhoria genética do rebanho. “Tudo que vem para o Estado para beneficiar especialmente o pequeno produtor, o Estado está à disposição para cooperar com os parceiros, é dessa forma que estamos aqui assinando esse termo de cooperação”, disse o governador Marcos Rocha.
Uma das principais atividades previstas no acordo, é a realização das feiras pro-genética que tem a Emater-RO como elemento fundamental na sua organização, e tem foco no pequeno produtor. “É a democratização do melhoramento genético do rebanho”, disse Luciano Brandão, presidente da Emater-RO.
As autoridades rondonienses assinaram o documento de cooperação juntamente com o diretor da ABCZ, Alexandre Martendal, ratificando o interesse do governo em facilitar o desenvolvimento da pecuária de Rondônia.
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Raine Andrade