reunião-pratica-de-bio-fertilizante-Porto-Verde-março-23-Robson-Paiva
Produtores observam atentos a demonstração de preparo do biofertilizante

Agricultores da área rural de Porto Velho residentes no setor conhecido como bacia leiteira participaram, nesta quinta feira, de um dia especial para aprender produzir um fertilizante de alta eficiência, baixo custo e de apelo ambiental. O evento foi promovido pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e teve a participação de mais de cinquenta produtores e a presença de autoridades estaduais e do município.

Os produtores tiveram a oportunidade de conhecer com detalhes a técnica de produção de um biofertilizante rico em nitrogênio, fosforo e potássio. Isto, para ficar só nos macro nutrientes de maior importância nutricional para as plantas.

A palestra com demonstração prática foi ministrada pelo engenheiro florestal Jorge Procópio do escritório da Emater-RO no escritório de Porto Verde em Porto Velho. O tema apresentado tem grande relevância não apenas para os agricultores familiares, beneficiários diretos da ação da Emater-RO, mas também o grande público urbano que é em fim quem será beneficiado por produtos alimentícios produzidos com segurança, isentos de produtos químicos tóxicos para os humanos.

biofertilizante produzido com resíduos existentes na propriedade
biofertilizante produzido com resíduos existentes na propriedade

A questão ambiental associada à produção rural e geração de renda tem sido uma questão constante nos discursos do governador Marcos Rocha, que tem defendido inclusive modelos de investimento, para o agricultor familiar. Para isto o governo criou o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia (Proamp), que financia a produção inclusive em pequenas propriedades rurais sem título definitivo da terra, situação a que estão submetidas a maioria das chácaras produtoras de hortaliça do entorno da capital.

O presidente da Emater-RO Luciano Brandão prestigiou o evento e conversou com os produtores e ouviu os presidentes de associações rurais que apresentaram às autoridades suas principais carências e demandas, entre as reivindicações a mais debatida foi a falta de máquinas para preparo do solo para o plantio.

Ao final da demonstração prática foram sorteados frascos de biofertilizante e uma “lurdinha”, instrumento técnico para manejo da cultura da banana, entregues pelo presidente da Emater-RO Luciano Brandão aos agricultores contemplados.

Texto: Enoque de Oliveira
fotos:Robson Paiva
Asom / Emater-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/03/20230331-reunio-biofertilizante-maro-23-robson-paiva.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/03/20230331-reunio-biofertilizante-maro-23-robson-paiva-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasbiofertilizanteAgricultores da área rural de Porto Velho residentes no setor conhecido como bacia leiteira participaram, nesta quinta feira, de um dia especial para aprender produzir um fertilizante de alta eficiência, baixo custo e de apelo ambiental. O evento foi promovido pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural...