Projeto “Rufião Móvel” ajuda produtores familiares na avaliação reprodutiva do rebanho leiteiro
Criado pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), o projeto rufião móvel já está atuando junto às propriedades rurais da agricultura familiar. Trata-se de veículo equipado com aparelho de ultrassom e espéculo ((vaginoscópio) que percorrem as propriedades produtivas leiteira de mão de obra familiar assistidas pela autarquia para realização de exames clínicos nas matrizes.
O projeto, que é mantido com recursos financeiros da autarquia, visa auxiliar os produtores na avaliação reprodutiva do rebanho e diminuir o intervalo entre partos, trazendo maior eficiência reprodutiva em gado leiteiro. Essa ferramenta é muito importante para a atividade do médico veterinário que presta assistência técnica às famílias assistidas pela Emater-RO”, explica Rúbia Morgana, supervisora da Emater-RO para a região de Ji-Paraná, pois facilita que ele faça o diagnóstico de gestação e oriente o produtor na melhoria de seu rebanho.
Hoje, a maioria dos produtores rurais utilizam a técnica de monta natural na fertilização de suas matrizes. Com o projeto rufião móvel os produtores terão uma assistência voltada para o acompanhamento da gestação e de outras patologias que o equipamento é capaz de detectar.
Em Cabixi o projeto já entrou em ação e, assistiu 64 animais e, quatro propriedades da região, que também são assistidas pelo programa Consultec, de consultoria e tecnologia voltadas para o melhoramento do gado leiteiro no estado de Rondônia.
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Cleverson Oliveira
EMATER-RO