Emater-RO ganha projeção e elege representante na vice presidência da Asbraer
O fortalecimento das ações de assistência técnica e extensão rural de Rondônia pelo governo estadual tem trazido resultados positivos que transpassam os limites do estado. Referência no sistema de gestão de Ater e com projetos voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) vem ganhando destaque em instituições de definem as ações de ater no país. Neste último dia 17, em Brasília, durante a 63ª Assembleia Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão foi eleito novamente vice-presidente nacional.
A Asbraer é uma entidade que agrega todas as entidades estaduais de prestação de serviços de assistência técnica, extensão rural, pesquisa e regularização fundiária, para lutar em conjunto pelo fortalecimento dessas ações. Com 32 anos de existência, é ela que articula, junto à Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) as políticas públicas de Ater no país.
A representatividade da Emater-RO na diretoria da Asbraer é de grande importância não somente para Rondônia, mas para toda a região norte e suas entidades que prestam serviços de Ater. Brandão conta que os membros que compuseram a chapa vencedora representa as entidades que mais dificuldades tiveram para prestar serviços e que agora poderão ter maior visibilidade. “Quando escolhemos os membros para compor uma chapa, tínhamos em mente que era preciso fortalecer as regiões sul, norte e nordeste”, diz lembrando que as ações mais fortalecidas nos últimos anos foram as das regiões centro-oeste e sudeste.
O diretor-presidente da Emater-RO, conta ainda que em seu primeiro momento à frente da vice-presidência da Asbraer, a então diretoria trabalhou pelo fortalecimento da entidade conseguindo trazer a pesquisa e a regularização fundiária para os serviços de ater. “Hoje, 16 das 28 entidades do país já atuam com pesquisa estadual e a regularização fundiária já é uma ação do nosso governo, junto com a Emater e Seagri, disse Brandão.
O governador Marcos Rocha, recentemente, em uma ação itinerante junto à Superintendência Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), salientou a importância de se estar trabalhando a Regularização Fundiária tanto no perímetro urbano como na zona rural. “É uma garantia para o proprietário que, além de regularizar a sua propriedade passando a ser dono de fato e de direito daquele bem, ele poderá buscar linhas de financiamento junto às instituições bancárias para construir, ampliar ou reformar o imóvel. O programa de Regularização Fundiária transforma os núcleos em áreas legalizadas, garantindo assim, o direito social”, enfatizou.
Para o quadriênio 2023-2027, além de Luciano Brandão à vice-presidência nacional de Ater e Regularização Fundiária, foram eleitos Natalino Avance, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná ((IDR-PR), à presidência, e Gilson dos Anjos , da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro-SE), à vice-presidência nacional de pesquisa.
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Juliana Silva/Asbraer
EMATER-RO