Destaques na Administração, mulheres da Emater-RO são homenageadas
Neste oito de março realizou-se na sede da Emater-RO (Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia) uma manifestação de reconhecimento e respeito às mulheres. A emoção foi geral tocou a todos, homens e mulheres presentes, não pela poética ou romantismo comum nestas ocasiões comemorativas, mas pelas mensagens sinceras e fortes que atravessaram corações e mentes.
Pra começar o dia e abrir o momento solene e festivo foi apresentado um vídeo com o depoimento da servidora Angélica Quinelato do escritório de Nova Brasilândia Oeste, que é portadora de necessidade especial. Ela não tem controle sobre os movimentos dos braços, mas realiza com eficiência todas as suas tarefas com os pés. Angélica é psicóloga e trabalha na Emater-RO há 11 anos e é exemplo inconteste de superação. Aprendeu a digitar seus trabalhos com os pés e agora, em mais uma demonstração de não dependência, está tirando sua carteira nacional de habilitação.
Após a apresentação do vídeo a emoção continuou com a fala da diretora vice-presidente Renata Rosa que ao se congratular com as mulheres da Emater-RO, fez referência às 10 conquistas mais importantes das mulheres, como direito ao voto e a guarda dos filhos. Ainda que pareça absurdo, estas conquistas só chegaram no século 20, e ainda há muito para se conquistar em um mundo onde os direitos que parecem óbvio dentro da Emater-RO, ainda são tratados como privilégio em muitos lugares.
Emocionadas as extensionistas Irisvone Magalhães e Maria Mirtes Pinheiro pediram a palavra para manifestar a necessidade de continuar a luta pela universalização dos direitos das mulheres, num mundo onde elas ainda são descriminadas quanto aos ganhos e oportunidades. Irisvone lembrou que quando chegou a Rondônia, contratada para trabalhar na Emater-RO, há 40 anos, os salários ainda não eram iguais para homens e mulheres que desempenhavam trabalho igual, tão pouco ocupavam posições de poder na direção e nas gerências. Mas como testemunhou a engenheira de pesca Maria Mirtes, hoje na Emater-RO não há distinção entre homens e mulheres em relação aos ganhos e funções.
Assim como o governador Marcos Rocha tem valorizado a presença feminina em sua administração, na Emater-RO a maioria dos cargos já são ocupados por mulheres. Para encerrar a homenagem, o diretor presidente Luciano Brandão felicitou as trabalhadoras da Emater-RO pelo Dia Internacional da Mulher e exaltou a eficiência do desempenho do trabalho feminino na instituição. Para completar a homenagem convidou os ex-presidentes da entidade presentes para fazerem a entrega de pequenas lembranças, como forma de reconhecimento a importância das profissionais femininas em todos os campos de atuação da autarquia, e pelo sucesso obtido pela Emater-RO nestes mais de 50 anos da Extensão Rural em Rondônia.
.
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Robson Paiva
Emater-RO