Empregados do Centro de Treinamento da Emater-RO recebem novos kits de EPI
Na semana de realização do Encontro para capacitação e integração de técnicos administrativos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), empregados que atuam no Centro de Treinamento, em Ouro Preto do Oeste receberam novos kits de equipamentos de proteção individual. Na oportunidade foi ressaltada a importância de cada empregado fazer uso de seu equipamento evitando assim contaminações e doenças nas atividades que ocupam. Ao todo foram entregues 40 kits, trazendo mais segurança e conforto para os empregados.
Os EPI’s são equipamentos necessários contra possíveis riscos que ameaçam a saúde ou a segurança do trabalhador durante a prática de sua atividade laboral. A NR-6, norma regulamentadora do Ministério do Trabalho que aborda a utilização de EPI’s, garante a gratuidade dos equipamentos de acordo com o risco de cada atividade e determina que cada empregado seja responsável pela utilização de forma correta e manutenção de seu equipamento.
Segundo a gerente de bem estar social da Emater-RO, Tania Regina Martins dos Santos, o objetivo da renovação dos equipamentos é manter a segurança aos profissionais que atuam nas atividades do Centrer, em atividades como: cozinheiros, que manipulam alimentos e necessitam garantir a higiene na manipulação e garantir sua segurança junto ao fogo, às máquinas e equipamentos que utilizam, por exemplo.
Também foram entregues para os técnicos práticos rurais, que trabalham na implantação, manejo e condução das atividades agropecuárias no campo, dentro do Centrer, trabalhadores que atuam dentro da usina de nitrogênio, e para o pessoal de apoio e serviços gerais, que são os responsáveis pela limpeza e higienização das dependências do centro de treinamento.
Para o governador, Marcos Rocha, “as medidas de segurança para que aqueles que trabalham com atividades de risco laborais são muito importantes e nós queremos que cada trabalhador se sinta seguro, seja para manusear máquinas e equipamentos ou manipular alimentos, garantindo assim mais segurança para si e para seus companheiros”, diz.
Ao todo foram entregues 40 kits de segurança entre equipamentos como: botas, óculos, luvas, luvas de malha de aço, avental de raspa, peneira de raspa, mangote de raspa, kit de proteção contra agentes químicos, blusão térmico e bota de bico de aço, visando a eliminação dos riscos ocupacionais.
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Robson Paiva
Repórter fotográfica – MTE-1337/RO
EMATER-RO