Fortalecimento da agricultura familiar marca ações da Emater-RO em 2022
Mais um ano se encerra e com ele a certeza de estar no caminho certo para a consolidação de uma agricultura familiar mais forte, moderna e rentável. O reconhecimento nacional em culturas como café, cacau, leite e peixe e seus produtos exportados para vários países tem elevado Rondônia ao patamar de estado de incontestável potencialidade agroeconômica. Nesse contexto, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), com sua experiência e compromisso, teve um papel essencial
para o desenvolvimento rural sustentável.
Ao longo desses 51 anos de prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural a Emater-RO tem contribuído muito para que Rondônia se transformasse nesse estado de grande potencialidade agrícola. A retomada dos serviços sob a tutela do estado, trouxe grandes investimentos em capacitação de recursos humanos, reestruturação e instalação de novos escritórios, aquisição de veículos e equipamentos, além de viabilizar o acesso às informações por meio de inovações tecnológicas e modernização dos serviços prestados.
Os dois últimos anos foram de grande desafio para os serviços de assistência técnica e extensão rural. Vencidos esses desafios e superando-se a cada dia, a Emater-RO deu um salto tecnológico além do esperado, implantado o Sistema de Gerenciamento de Ater (Sigater), um dos melhores do país, e facilitando o acesso do produtor rural ao atendimento de Ater, através do aplicativo “Minha Emater-RO”.
Em 2022, com ações voltadas para o fortalecimento da produtividade e produção, a Emater-RO executou as políticas públicas de governo, fomentadas pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), com mais de 140 mil atendimentos em cursos, palestras, visitas técnicas, demonstrações de métodos, orientações e assistência técnica dirigida. São ações que fizeram a diferença para o desenvolvimento do setor agropecuário familiar com destaque para programas e projetos nos setores produtivo, econômico, social e ambiental.
PRODUÇÃO AGRÍCOLA
No setor produtivo, pode-se destacar o programa “Plante Mais”, com a distribuição de cinco milhões de mudas de café e 600 mudas de cacau em 2021 e três milhões e meio de mudas de café e 150 mil mudas de cacau em 2022.
Essas culturas ganharam mais visibilidade com os concursos de qualidade e de sustentabilidade realizados pelo governo estadual como o Concafé e o Concacau, levando o café de Rondônia ao reconhecimento em nível nacional, através do concurso “Coffee of The Year”, realizado em Minas Gerais, entre outros no país onde Rondônia obteve excelentes colocações.
O programa “Mais Calcário”, tem beneficiado os produtores rurais com transporte gratuito do calcário até a sede de seu município e já transportou mais de 70 mil toneladas para os 52 municípios do estado.
PECUÁRIA LEITEIRA
Na bovinocultura destacam-se os projetos: “Inseminar”, com fornecimento de 9.441,33 litros de nitrogênio subsidiado para aplicação de biotecnologia reprodutiva em rebanhos leiteiros; “Leite à Pasto”, de fomento à produção leiteira, com fortalecimento da cadeia produtiva do leite e potencialização do sistema de produção, onde foram entregues kit´s (cerca elétrica com eletrificador) para incentivo ao manejo de pastagem rotacionado; “Granelização”, com repasse de tanques de resfriamento, incentivando a melhoria da qualidade do leite armazenado.
PISCICULTURA
A piscicultura, com o programa “Peixe Saudável”, proporciona incentivo à produção com atendimento particularizado ao piscicultor da agricultura familiar e levou o peixe de Rondônia a ganhar visibilidade nacional e internacional com o festival do Tambaqui da Amazônia abrindo novos mercados dentro e fora do país. Este programa também trouxe tecnologia de ponta com os atendimentos realizados diretamente ao piscicultor, por meio do laboratório móvel, que faz toda a análise de água necessária para, por exemplo, obtenção do licenciamento ambiental junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam)
MEIO AMBIENTE
A parceria firmada entre o governo de Rondônia e a agência alemã de cooperação internacional Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), está proporcionando a implantação do projeto “Paisagem Sustentável da Amazônia”. Esse projeto visa a gestão integrada para conservação, recuperação e uso sustentável dos ecossistemas amazônicos que será implementado e monitorado junto às propriedades rurais.
ÁREA ECONÔMICA E SOCIAL
Na área social destacam-se: o “Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, cujos recursos financeiros oriundos das esferas federal e estadual proporcionam a compra direta da agricultura familiar com doação imediata às entidades sociais para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. Somente em 2022 foram investidos R$ 3.750.000,00 em compra direta.
O programa “Mamãe Cheguei”, executado em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) trouxe um alento para as gestantes de famílias de baixa renda na zona rural. As futuras mamães receberam, além de orientações para a chegada de se bebê, um enxoval contendo às necessidades básicas para seus primeiros dias de vida.
No setor econômico o programa de “Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar (Prove)” contribuiu para tirar o produtor rural da informalidade através da regularização de seu empreendimento familiar. Em 2022 foram cadastradas 230 agroindústrias e 57 empreendimentos foram beneficiados com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da Emater-RO.
Através do programa de “Fomento”, foi proporcionado acompanhamento social e produtivo com transferência de recursos financeiros às famílias em condições de extrema pobreza. Cada produtor assistido por este programa recebeu, individualmente, o valor de R$ 2.400,00 não reembolsáveis para investimento em projeto produtivo.
AÇÕES FORTALECIDAS
Além das políticas públicas de fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar, o governo tem investido em estrutura que permite à autarquia prestar uma assistência técnica mais efetiva. O governador Marcos Rocha, desde o seu primeiro ano no governo, destacou que dentre suas prioridades estava o fortalecimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural no estado. Tanto que incluiu os serviços de Ater como um dos principais pontos de desenvolvimento dentro seu plano estratégico e foi através desse apoio que a Emater-RO vem se reestruturando.
A renovação da frota de veículos ao longo dos últimos anos, com aquisição de pick-ups utilitárias e camionetes, furgões, caminhões baú e caminhão criogênico foi de grande importância para atividades voltadas para a piscicultura, distribuição de nitrogênio, Consultec, que leva consultoria técnica na propriedade, Rufião, que leva atendimento para melhoria do rebanho leiteiro na propriedade, como ultrassom, vaginoscopia e outros necessários à saúde animal.
Toda essa reestruturação e o apoio que o governo estadual vem dando à Emater-RO tem fortalecido suas ações junto aos produtores rurais da agricultura familiar e a expectativa para 2023 é que muito mais possa ser feito, pois é através da extensão rural que as famílias rurais alcançarão uma melhor qualidade de vida.
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO