Emater-RO orienta uso responsável de agroquímicos NR31
Agricultores do município de Novo Horizonte do Oeste estão sendo capacitados profissionalmente pela Entidade Autárquica de Assistência técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), para o uso seguro e eficaz de produtos agroquímicos nas atividades da agropecuária, silvicultura e demais atividades agrárias. O curso tem como base a Norma Regulamentadora 31 (NR31) do Ministério do Trabalho e visa garantir a segurança do trabalhador e do ambiente onde se desenvolve a atividade produtiva rural. A NR31 orienta boas práticas de segurança nas atividades da produção agrícola e na indústria rural.
A capacitação oferecida pelo escritório da Emater-RO em Novo Horizonte tem a participação de 17 produtores rurais do município, e conta com a parceria de outros órgãos do governo, como Corpo de Bombeiros, Agencia de Vigilância Sanitária (Idaron) e Secretaria de Estado da Agricultura.
Os agricultores aprendem no curso a teoria da sustentabilidade, as diversas formas de exposição, direta e indireta aos produtos de defesa sanitária vegetal, seus aditivos e coadjuvantes. Aprendem também a fazer a sinalização de segurança das áreas tratadas, além do uso correto dos equipamentos de proteção individual, bem como a manutenção e proteção destes, ensino ministrado por técnicos da Idaron.
O curso é oferecido gratuitamente aos agricultores familiares e conta com a colaboração de profissionais de diferentes áreas, todos de alto nível de especialização, entre eles o médico Fabiano Dalazem Araújo que orienta os produtores como reconhecer sinais e sintomas de intoxicação, e ainda os procedimentos práticos em ações de primeiro socorro em caso de acidente com produtos tóxicos.
“Para concluir o curso, os produtores aprendem técnicas sobre regulagem e calibração de equipamentos moto-mecânicos, de aplicação de produtos agroquímicos, na prática agrícola”, diz o técnico da Emater-RO, Arnaldo Araújo, coordenador do curso.
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
EMATER-RO