Agricultores retornam aos grandes eventos da Assistência Técnica
Depois de dois anos sem poder reunir muitos agricultores em grandes eventos educativos, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) iniciou o atendimento dos produtores rurais em eventos com a presença de público, e agora intensifica as atividades de assistência técnica para agricultores familiares através de metodologias grupais e massais, com a realização de grandes eventos, entre eles a realização da Rondônia Rural Show na última semana de maio.
Somente no mês de abril estão sendo executados 17 dias especiais e dias de campo, que são métodos educativos, que reúnem centenas de agricultores. Estes eventos são utilizados pela extensão rural para divulgar ou transmitir aos agricultores práticas tecnológicas, com o fim de aumentar ou melhorar a produção e produtividade de determinada cultura ou criação.
O dia especial realizado em Ji-Paraná no dia 26, discutiu temas como associativismo e cooperativismo. Mais cinco eventos serão realizados nos municípios de Costa Marques (distrito de São Domingos), Jaru (distrito de Tarilândia), Espigão do Oeste, Parecis e Vilhena. Em quase todos, o tema trabalhado é a cultura do café, com exceção do evento do município de Vilhena que abordará o cultivo de plantas olerícolas ou simplesmente hortaliças. E fechando o mês de abril, mais quatro eventos serão realizados nos municípios de Itapuã do Oeste, Theobroma, Rolim de Moura e Monte Negro.
Para o mês de maio já estão programados grandes eventos com agricultores de todas as regiões do estado, enfocando principalmente a lavoura da época, que é a cultura do café, mas há grande expectativa em relação a Rondônia Rural Show, maior evento do setor rural na região norte do Brasil, que acontecerá nos dias 23 a 28 de maio em Ji-Paraná, onde se espera uma população flutuante a cada dia da feira, superior a cinco mil visitantes, fazendo negócios com os 600 expositores lá instalados.
Durante a 9ª Rondônia Rural Show, a Emater-RO estará presente atendendo os agricultores que desejarem apresentar propostas de financiamento aos bancos ou elaborar projetos técnicos, para aquisição de máquinas, equipamentos, insumos ou animais expostos na feira, além da exposição de tecnologias de cultivo nas vitrines tecnológicas.
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes e Robson Paiva
EMATER-RO