Governo inaugura o Centro de Abastecimento de Rondônia
A estrutura física está pronta, faltando apenas as marcações dos pontos de venda e as estruturas complementares para o funcionamento das atividades comerciais, ainda serão instalados uma central higienizadora para as caixas de embalagens dos produtos, um banco de alimentos e uma composteira, mecanismos essenciais para o pleno funcionamento do centro de abastecimento.
Estas instalações irão evitar desperdício, propagação de doenças de plantas e animais, além do aproveitamento integral dos produtos descartados, apenas pela aparência desfavorável para o mercado. Estes produtos serão processados no banco de alimentos, embalados e direcionado para doações a entidades filantrópicas.
A composteira e a central higienizadora são mecanismos de controle ambiental que tornarão o ambiente de venda mais salubre e com boa aparência, evitando-se o acúmulo de restos de produtos, e o aparecimento de roedores e outros animais nas instalações. No caso especifico da central de higienização de embalagens, cumpre-se uma exigência da Agência de Vigilância Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), para evitar a disseminação de pragas e doenças nos cultivos, para isto, “toda vez que o produtor trouxer seu produto embalado nas caixas padrão, receberá um vale caixa correspondente às que trouxe, e receberá outras já devidamente higienizadas, esclareceu o responsável pelo projeto comercial do Cearo”, Economista Alex, da Seagri.
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
EMATER-RO