Dia nacional do extensionista rural
Em 6 de Dezembro comemora-se o dia nacional do extensionista rural, o extensionista atua nas áreas social e tecnológica e sua contribuição está na melhoria da produção de alimentos, bem estar no campo, organização dos agricultores e no impulsionamento do comercio agrícola, contribuindo diretamente para a segurança alimentar da população urbana e rural.
Em Rondônia o serviço de Extensão Rural foi instalado em 1971 com a criação da Associação de Credito Rural ACAR – RO, organização precursora do que é hoje a Emater-RO, e desde então vem contribuindo para o desenvolvimento do Estado, através da introdução de inovações tecnológicas na produção agropecuária e no processo de transformação da matéria prima em produtos processados, nos limites da agroindústria familiar.
Na área social o extensionista auxiliam os produtores na organização de suas entidades representativas como: Associações, sindicatos e cooperativas. Essa contribuição se dá na mobilização dos produtores, definição das linhas de atuação e objetivos que devem orientar a elaboração dos estatutos e regulamentos das entidades representativas dos produtores.
Outra grande contribuição da extensão rural para o desenvolvimento rural de Rondônia se dá no campo do planejamento, elaboração e orientação da aplicação do crédito rural, no financiamento da produção agropecuária e agroindustrial.
A presença do profissional extensionista no campo favorece o desenvolvimento social e tecnológico como uma via de duas mãos, leva a inovação técnica, promove a educação profissional rural, na medida que informa e capacita o produtor para a melhoria da qualidade e produtividade agropecuária. E ao mesmo tempo se informa, toma conhecimento dos problemas e limitações da produção agrária e traz para os centros acadêmicos e de pesquisa essas dificuldades para que se encontrem soluções tecnológicas. Melhorando renda e bem estar para as famílias rurais.