Extensionistas sociais da Emater-RO discutem autonomia da mulher rural durante Encontro
Uma centena de extensionistas sociais da Entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) estiveram reunidas no Centro de Treinamento da Emater (Centrer-RO), em Ouro Preto do Oeste, para participar da formação e nivelamento de informações das atividades desenvolvidas, principalmente às voltadas às mulheres rurais.
Temas como autoestima e independência social, emocional e econômica das mulheres foram amplamente abordados através das dinâmicas de grupo e interação realizados durante o evento.
Também foram levantados indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas de assistência técnica e extensão rural, no intuito de discutir a importância do diagnóstico comunitário focando nas potencialidades e fragilidades do meio rural e assim, traçar estratégias e plano de ação a serem desenvolvidos no campo.
A extensão rural tem sido um importante meio de educação, orientação e troca de conhecimentos entre os agricultores familiares e hoje, mais do que nunca, a mulher tem sido a grande protagonista e, tanto extensionistas quanto produtoras rurais têm se destacado neste cenário.
A mudança no campo trouxe mulheres empreendedoras rurais, com total conhecimento de seu potencial, inclusive no desenvolvimento de produções sustentáveis com responsabilidade socioambiental. Em face dessa nova visão, fez-se necessário buscar atualização e formação, por meio de capacitação continuada, em atividades que despertem os atuais interesses de desenvolvimento econômico como: gestão, organização, empreendedorismo rural, relações humanas, boas práticas de fabricação, marketing e técnicas de comercialização, como meio de explorar, valorizar e multiplicar.
O Encontro das Extensionistas Sociais da Emater-RO teve duração de três dias e fortaleceu as necessidades de se pensar em ações que continuem transformando mulheres e promovendo o seu desenvolvimento no campo.
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Centrer
EMATER-RO