Diversificação das atividades garante rentabilidade à família rural
O município de Seringueiras vem se destacando na diversificação das atividades desenvolvidas nas propriedades rurais. A ação é incentivada pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) no intuito de buscar alternativas e aumento de renda para a família que vive no campo.
Uma desses casos de sucesso é o da produtora rural familiar Veroni de Fátima Carneiro. O gerente das Emater-RO local, João Francisco dos Santos Filho, que presta assistência a unidade familiar, conta que ao visitar a propriedade encontrou lavouras formadas como café clonal e urucum, no entanto a mesma obteve grande êxito em seu plantio de melancia. “Ela obteve esse sucesso na produção após seguir as nossas orientações desde a realização de análise de solo, cronograma de adubação e controle preventivo de pragas e doenças”, explica João Francisco.
O gerente conta ainda que já foram produzidos cerca de dois mil quilos de frutos em apenas cinco ruas e que os gastos contabilizados com insumos e mão de obra foram de R$ 468,00
Além de vender o produto no mercado local, a família também já está entregando sua produção em programas sociais, como o Programa de Aquisição de Alimento (PAA) municipal, gerando uma receita bruta de mais de R$ 4.000,00.
Segundo a engenheira florestal e técnica em finanças, Alexandra Soares Serra, a diversificação da produção e a gestão financeira são essenciais para a lucratividade da atividade, bem como para verificar a rentabilidade da mesma de forma a gerir recursos. “É uma atividade economicamente viável e socialmente justo para a família rural, além de ser ambientalmente correto”, diz a técnica.