Escritório da Emater-RO em Espigão do Oeste é reestruturado para melhorar o atendimento aos produtores da região
O Governo de Rondônia tem promovido um novo tempo para a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO). Em todo o estado, uma verdadeira reestruturação física e administrativa tem acontecido, um exemplo é escritório local da Emater-RO em Espigão do Oeste, localizado em uma das principais vias da cidade.
Nos últimos dias, foi feita a adequação da garagem e do telhado, sanando antigos problemas de infiltração, reparos gerais, incluindo a parte de instalação elétrica e a pintura de todo o prédio. “Por determinação do governador Marcos Rocha, temos trabalhado na renovação da Emater. Ao assumirmos, elencamos algumas prioridades e a primeira foi colocar a nossa frota, que estava 86% parada, para funcionar, e fizemos um planejamento para a reestruturação dos nossos escritórios”, ressaltou o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.
Em recente visita ao escritório da Emater-RO do município, Luciano destacou ainda a aquisição de 500 equipamentos de informática, em especial notebooks, para atender todos os extensionistas do estado e a inclusão no orçamento de recursos para manter a frota da Emater-RO e custear o combustível. O presidente da autarquia, solicitou a aquisição de aparelhos de ar-condicionado e anunciou que em breve deve ser feita a substituição dos móveis do escritório da entidade.
No município, apenas nos primeiros três meses de 2021, já são mais de 165 produtores diretamente assistidos pela Emater-RO. São 111 propriedades atendidas com bovinocultura leiteira, 40 propriedades com bovinocultura de corte e 35 propriedades com piscicultura. Também contam com a assistência da Emater-RO, 14 agroindústrias, em que se destacam avicultura, produção de café artesanal, mandioca processada e congelada, polpa de frutas, panificação, doces e olerícolas.
Somando os atendimentos eventuais, o escritório local permitiu à Emater-RO atender mais de 400 produtores de Espigão do Oeste até o momento. “No Território Rio Machado, esta primeira ação de reestruturação aconteceu no escritório de Espigão e estamos muito contentes e agora, ainda mais motivados, marca um novo momento da Emater. Era um pedido antigo nosso, dos servidores e dos produtores rurais, por um espaço mais estruturado para o atendimento e a prestação dos serviços”, ressalta a gerente local da Emater, Cristiane Abid Mundim Almeida.
Além de toda a reforma, o escritório da Emater-RO recebeu neste ano, um veículo novo para fortalecer as ações de atendimento aos produtores. O veículo garante maior agilidade nos serviços prestados à agricultura familiar. Durante a pandemia, os atendimentos feitos pela equipe da Emater-RO têm seguido as orientações dos decretos estaduais e toda a equipe está priorizando o atendimento remoto ou presencial por meio de agendamento prévio, evitando aglomerações. O contato com os produtores acontece via aplicativos de mensagens e pelo telefone do escritório: (69) 3481-2530. Reuniões virtuais entre a equipe e com produtores rurais também têm sido realizadas.