Novembro azul destacou importância da saúde do Homem, em Ji-Paraná
A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) dedicou o mês de novembro para conscientizar e alertar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde para prevenção de doenças. A atividade, alusiva à campanha novembro azul, foi realizada pelos extensionistas do escritório local da Emater em Ji-Paraná, em parceria com a Unidade Básica de Saúde e iniciativa privada local.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás somente do câncer de pele. Ainda segundo o Inca, a previsão é que até o final deste ano de 2020, serão registrados no país, mais de 65 mil novos casos e a prevenção é o melhor caminho para o diagnóstico precoce.
Divulgar e promover a saúde preventiva da família rural faz parte das ações de extensão rural e preconizam garantir o bem estar social de todos os seus membros. Em outubro foram realizadas campanhas alusivas à prevenção do câncer de mama e colo de útero em mulheres.
Em novembro, o mês foi dedicado à saúde preventiva do homem do campo. Denominado de novembro azul, a campanha faz parte do mês mundial de combate e prevenção ao câncer de próstata e é dedicado ao desenvolvimento de ações que visem integralidade da saúde do homem.
95 produtores rurais moradores das Linhas: 207, 208, 12A, 12B e BR 364 Km 14, tiveram a oportunidade de realizar um check-up oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com realização de exames laboratoriais como: PSA total e livre, TSH, testosterona, ureia, creatinina, vitamina D, K, e B12, hepatite B e C, EAS, EPF, SOF, AV, lipidograma, hepatograma, ácido úrico e HIV.
“No total foram 18 exames para cada produtor”, diz o extensionista Samuel Gomes, já, a extensionista Eliene Novais ressalta que muitos desses produtores fizeram o Check-up pela primeira vez. Após os resultados dos exames, os produtores passaram por uma consulta médica para avaliação e muitos desses produtores foram encaminhados para fazerem o eletrocardiograma (ECG).