Emater-RO inaugura nova sede do escritório regional do território Cone Sul em Vilhena
A transferência do escritório regional da Emater-RO do Território Cone Sul de Colorado do Oeste para Vilhena vai ao encontro das novas perspectivas de prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural para a região. A inauguração foi realizada nesta quinta-feira (15) e deverá fortalecer as ações da autarquia tanto na assistência aos agricultores familiares da região como no apoio aos escritórios locais que compõem sua estrutura física. Além de inaugurar a nova sede do regional em Vilhena, a Emater-RO também inaugurou a nova estrutura do escritório local de Colorado do Oeste.
Uma das regiões mais promissoras do estado de Rondônia, a região do Cone Sul tem se destacado pela sua potencialidade e desenvolvimento agroeconômico ao longo dos anos. Formada por sete municípios: Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Pimenteiras do Oeste e Vilhena, a região tem se fortalecido na agropecuária, na produção de soja e na agricultura de subsistência, com a mão de obra familiar.
Vilhena, o quarto maior município do estado, com seus quase 100 mil habitantes, é a porta de entrada para o estado. Com infraestrutura de cidade grande, o município agora também é local da nova sede regional da Emater-RO para a região do Cone Sul.
Transferir o escritório regional da Emater-RO de Colorado do Oeste para Vilhena faz parte das ações de fortalecimento da autarquia que visa prestar serviços com maior eficácia e eficiência à família no campo. Além de melhorar a logística de suporte aos escritórios locais no seu entorno, a nova posição geográfica do regional possibilitará maior interação entre os órgãos afins de governo e oferecerá ampla opção de parcerias público-privadas para alavancar e fomentar a agricultura familiar regional; e fácil acesso à capital.
POTENCIALIDADE
O cone sul do estado se destaca pela grande diversidade de produção da agricultura familiar de Rondônia. A região é referência em diversas cadeias produtivas como: soja, milho, algodão, hortaliças, com destaque para o pimentão e o tomate, pecuária de corte e de leite, e está entrando em uma nova cadeia que é a cadeia do café clonal.
Ao longo desses anos a Emater-RO também tem sido a grande parceira no desenvolvimento da região. Amparada pelo incentivo do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), e apoio de órgãos parceiros, tem levado ao setor produtivo, através de seus sete escritórios locais, programas e projetos de grande importância para o desenvolvimento da agricultura, programas e projetos esses que também vem contribuindo para o crescimento social e econômico dos municípios de seu entorno.
Na área de desenvolvimento social, as ações da instituição são direcionadas ao incentivo e apoio às diversas formas de organizações. São ações composta de projetos qualificadores e conteúdos estratégicos de natureza social, que interagem com os demais projetos da extensão rural, visando o desenvolvimento integral da população rural, em dimensões que extrapolam os aspectos econômicos e ambientais.
Dentre os projetos trabalhados pelos sete escritórios locais da região Cone Sul, no período de setembro de 2019 a setembro/2020 destacam-se atividades como: regularização de organização social rural, apoio aos benefícios concedidos pela previdência social, apoio ao auxílio emergencial, execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), programa Previna-se, além de palestras, elaboração de projetos, programas de rádio e participação e realização de feiras, cursos, campanhas, mutirões e reuniões.
A transferência do escritório regional da Emater para Vilhena também trouxe grandes vantagens para o desenvolvimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural para toda a região do Cone Sul do Estado. Os resultados das atividades nesse período de um ano, de setembro/2019 a setembro/2020 pode ser visto na execução de programas como: Programa Mais Calcário, Projeto Inseminar, Implantação de Capineira Brs Capiaçu e Cafeicultura, entre outros que já vinham sendo desenvolvidos.
NOVAS ESTRUTURAS
Com a reestruturação do escritório regional em Vilhena foi possível promover melhorias, não somente para o ambiente interno de trabalho, mas para o atendimento ao público beneficiário que terá mais facilidade de acesso ao escritório, com atendimento diferenciado e de forma mais eficiente.
O escritório local de Colorado do Oeste, que abriga o maior número de funcionários na região do Cone Sul também foi reestruturado e a frota de veículos revitalizada. Já instalada em sua nova sede, o escritório regional do Cone Sul oferece melhores condições de suporte não somente à sua equipe técnica, como também aos sete escritórios locais que ela abriga.
Para todas essas ações a Emater-RO, tem recebido forte apoio do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e de seus parceiros. Se hoje está fortalecida é porque tem um trabalho sério voltado para o desenvolvimento da agricultura do estado de Rondônia com foco na atividade da família no campo.
O novo endereço do escritório regional do Território do Cone Sul é Rua Carlos Durand Obregon, 384, bairro Jardim América, em Vilhena. E o escritório local de Colorado do Oeste funciona na Rua Potiguara, 3849, Passagem Pública.