Novos equipamentos devem aumentar a produção leiteira no sul do estado
As máquinas e equipamentos entregues nesta segunda-feira (22) pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), encerra uma agenda de distribuição de mais de 200 itens destinados ao fortalecimento da pecuária leiteira rondoniense. A economia de cerca de 700 mil reais nos recursos pagos para a aquisição desses equipamentos permitirão a compra de novas ensiladeiras visando a produção de silagem no período da seca. Com essa ação o governo traz um novo incremento para o aumento da produção de leite no estado e potencializa as ações de fortalecimento da agricultura familiar.
A entrega desses equipamentos iniciou no dia 5 de junho, na região cone sul do estado, beneficiando produtores rurais de Cabixi, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Corumbiara, Chupinguaia, Pimenteiras e Vilhena. Desde então, tem sido uma maratona cumprir a agenda para que produtores rurais familiares dos 52 municípios do estado pudessem ser beneficiados.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos financeiros do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Proleite), recursos esses advindo da contribuição de 0,5% da receita das empresas para fomento da pecuária leiteira, e o valor, que seria em torno de R$ 2,6 milhões, saiu por pouco menos de dois milhões de reais, gerando uma economia de R$ 700 mil para os cofres do estado. Segundo o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, essa sobra já está destinada para a compra de ensiladeiras que “serão essenciais na produção de forrageiras para o período de estiagem e produção de alimentos alternativos.”
Para o extensionista da Emater-RO, Cleverson Oliveira dos Santos, do escritório local de Vilhena, os benefícios para os produtores rurais familiares com a compra desses equipamentos serão gigantescos. “A função desses equipamentos é melhorar a qualidade de solo e produzir alimento para o gado no período da seca, fornecendo alimento de qualidade para as vacas de leite e se o produtor trabalhar certinho, ele vai aumentar a produção de leite dessas vacas e vai poder aumentar a sua renda.” Cleverson diz ainda que, mesmo sendo o cone sul uma região que não tem grande histórico na pecuária leiteira, há uma expectativa de que, já em 2021, se tenha um aumento em torno de 10% na produção de leite.
Outro benefício diz respeito aos distribuidores de calcário, que serão muito úteis para que o produtor rural possa corrigir o seu solo e assim obter uma melhor qualidade na sua produção. Além desses equipamentos também forem entregues no decorrer deste mês pás agrícolas, carretas basculantes, caminhão com tanque criogênico e botijas para armazenamento de sêmens.
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO
Leia mais:
Máquinas e equipamentos chegam aos municípios para fortalecer a cadeia produtiva do leite
Produtores de leite recebem incremento para melhoria da produção leiteira
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/2020/06/23/novos-equipamentos-devem-aumentar-a-producao-leiteira-no-sul-do-estado/http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/06/WhatsApp-Image-2020-06-23-at-12.29.27-1024x682.jpeghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/06/WhatsApp-Image-2020-06-23-at-12.29.27-150x150.jpegDestaquesNotíciasUltimas notíciasalimentação de bovinos,gado de leite,máquinas agrícolas,silagemAs máquinas e equipamentos entregues nesta segunda-feira (22) pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), encerra uma agenda de distribuição de mais de 200 itens destinados ao fortalecimento da pecuária leiteira rondoniense. A economia de cerca...Wania RessuttiWania Ressuttiwania@emater-ro.com.brAdministrator