Emater-RO marca presença nos 30 anos da Asbraer
O diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Luciano Brandão, participou da 31ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação da Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), que comemorou, neste dia 8 de junho, 30 anos de história na busca pela garantia dos serviços de ater em todo o país. Foi a primeira vez que uma assembleia da Asbraer contou com a participação de uma ministra de estado, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina. Na oportunidade, Luciano levantou a questão das políticas públicas e os recursos financeiros a serem destinados a assistência técnica e extensão rural (Ater) pública da Região Norte.
Devido ao isolamento social, a assembleia comemorativa de 30 anos da Asbraer foi realizada na manhã desta segunda-feira (8), online em plataforma privada, e contou com a participação de presidentes das emateres de todo o país e de autoridades ligadas ao setor. A participação da ministra Tereza Cristina, da agricultura, foi de extrema importância para as emateres e para segmento da agricultura familiar no país. Em sua fala ela disse reconhecer a dedicação dos extensionistas “Brasil afora” e destacou seu comprometimento em priorizar os serviços de Ater. “Se nós não fortalecermos a assistência técnica em nossos país, nós continuaremos com essa desigualdade entre a agricultura familiar e a agricultura comercial, sem conseguir gerar empregos e riqueza”.
O presidente da Emater-RO, participou da transmissão comemorativa da Asbraer acompanhado do secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, e representando as emateres da região norte, cobrou dos dirigentes um olhar diferenciado para a região amazônica. Em trecho da pergunta dirigida às autoridades Luciano disse que “quando se fala em desmatamento, em sustentabilidade ambiental e desenvolvimento a ATER publica sempre e lembrada, pois é a única instituição que consegue chegar aos mais longínquos rincões da Amazônia devido ao seu poder de capilaridade, nem que para isso tenha que arcar com os elevados custos operacionais para prestar esse serviços às populações”.
O presidente da Emater-RO também enfatizou ser de fundamental importância o desenvolvimento de um programa “Agronorte Amazônia” como forma de agregar os elos das cadeias produtivas na região norte do país. Citando alguns piares como combate ao desmatamento, territórios sustentáveis, regularização fundiária e ambiental, salientou a importância dos serviços de ater para que esse programa possa chegar até o produtor da agricultura familiar.
Em resposta às emateres da Amazônia, o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF/MAPA), Fernando Schwanke disse que a secretaria já vem construindo um projeto que deverá ser apresentado ao Banco Mundial, partindo da regularização fundiária, visando atender aos eixos apresentados pelo presidente da Emater-RO. Falando de sua participação em missões internacionais junto a secretários de agricultura de diversas partes do mundo, Schwanke salientou que a grande discussão hoje está em torno da sustentabilidade da produção agropecuária. “Nós não vamos escapar de ter que certificar os nossos sistemas com esses requisitos e critérios de sustentabilidade ambiental, social, e isso será muito forte na região norte do Brasil que é quem mais tem apanhado pela questão do desmatamento e das queimadas.”
O secretário comprometeu-se ainda em empenhar-se para que seja feita “uma ação importante e forte nessa região do Brasil”, dizendo que o ministério não tem recursos financeiros necessários dentro do Orçamento da Geral da União, mas que buscará captar esses recursos dentro dos organismos internacionais.
30 ANOS DE ASBRAER
Fundada em 8 de junho de 1990, a Asbraer representa politicamente as entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural em nível nacional, mantendo ativa a integração e o intercâmbio das 27 associadas distribuídas pelos estados e Distrito Federal.
A Asbraer trabalha para garantir iniciativas políticas e planejamento para levar qualidade de vida para o campo, desenvolvimento rural sustentável e inovação. Em sintonia com as filiadas, a Asbraer assegurou a inserção da assistência técnica e da extensão rural na agenda nacional, em defesa de um modelo de desenvolvimento ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente justo.
Dentre suas principais conquistas estão a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a Política Nacional de Ater.
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
EMATER-RO
Leia mais:
Conselho diretor da Asbraer discute melhoria dos serviços de Ater nos estados
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/2020/06/08/emater-ro-marca-presenca-nos-30-anos-da-asbraer-e-cobra-acoes-para-regiao-norte/http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/06/Emater-RO-participa-30-anos-Asbraer_002-08jun2020-foto-EMATER-RO-1024x644.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2020/06/Emater-RO-participa-30-anos-Asbraer_002-08jun2020-foto-EMATER-RO-150x150.jpgDestaquesNotíciasUltimas notíciasdesenvolvimento,extensão rural,região norteO diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Luciano Brandão, participou da 31ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação da Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), que comemorou, neste dia 8 de junho, 30 anos de história na busca pela...Wania RessuttiWania Ressuttiwania@emater-ro.com.brAdministrator