Técnicos da Emater-RO apresentam resultados de programa de combate a pobreza rural
Para socializar os resultados alcançados pelas famílias agricultoras atendidas através do Programa de Fomento de Atividades Rurais, a Emater-RO realiza um encontro de extensionistas atuantes no programa, que tem como principal objetivo incentivar atividades geradoras de renda e promover segurança alimentar para famílias rurais cuja receita não ultrapasse R$ 89,00 por pessoa mês.
O trabalho com essa população carente é realizado pela Emater-RO através de um acordo de cooperação com o Ministério da Cidadania que disponibilizou para cada família assistida um recursos de até R$2400, na forma de crédito não reembolsável, para atender famílias assentadas da reforma agrária ou povos e comunidades tradicionais, assistidas pelo serviço de assistência técnica e extensão rural e com inscrição no cadastro único do governo.
Essas famílias são orientadas a empreender em atividades de baixo custo e ciclo curto, com potencial produtivo e de geração de renda capaz de vencer o ciclo de pobreza a que estão submetidas.
A previsão do programa em Rondônia é atender mil famílias, em situação de vulnerabilidade que devem receber assistência técnica por um período mínimo de três anos. O programa teve início em 2017 e até agora já atendeu 589 famílias, orientadas por extensionistas de 14 escritórios da Emater-RO, distribuídos nas regiões e dos territórios da cidadania participantes do programa e atendidos pela autarquia.